Factos e números
Entidade administrativa de gestão do território
Município de Sines (www.sines.pt), presidido por Nuno Mascarenhas (PS).
Localização
Litoral sudoeste de Portugal, distrito de Setúbal, província do Alentejo. Limita a sul com o concelho de Odemira e a norte e nordeste com o concelho de Santiago do Cacém. O concelho de Sines situa-se 150 quilómetros a sul de Lisboa.
Área
Concelho: 203,3km2
(Dados do Anuário Estatístico da Região do Alentejo - 2013)
Freguesias
Sines e Porto Covo
Principais povoações
Sines (cidade, sede do concelho e da freguesia de Sines) e Porto Covo (lugar, sede da freguesia de Porto Covo), que distam cerca de 13km uma da outra.
Aglomerados mais relevantes
Paiol e Casoto (na freguesia de Sines); Cabeça da Cabra e Sonega (na freguesia de Porto Covo).
População residente
Dados definitivos dos Censos 2011 - INE
Concelho: 14 238 habitantes (7029 do sexo masculino e 7209 do sexo feminino)
Freguesia de Sines: 13200 habitantes
Freguesia de Porto Covo: 1038 habitantes
Densidade habitacional: 70 hab./km2
Dados provisórios dos Censos 2021 - INE
Concelho: 14 200 habitantes
Economia
Comércio e serviços, portos, polímeros, produção elétrica, pesca e turismo. Na parte norte concentra-se a indústria e serviços. Na parte sul, concentra-se a atividade turística. → Mais sobre Caracterização económica.
Fundação do município
24 de novembro de 1362 (carta de elevação de Sines a vila por D. Pedro I). → Mais sobre História.
Orago e outros santos
O orago de Sines é São Salvador, mas as santas com maior devoção são a Nossa Senhora das Salas (na cidade) e a Nossa Senhora da Soledade (em Porto Covo).
Figura histórica
Vasco da Gama, navegador.
Monumentos e edifícios de interesse
Castelo de Sines, Museu de Sines / Casa de Vasco da Gama, Igreja de Nossa Senhora das Salas, Igreja Matriz, Centro de Artes de Sines, Pavilhão Multiusos de Sines.
Principais eventos
Tasquinhas Sines (julho), Festival Músicas do Mundo (julho), Carnaval, Festa de Nossa Senhora das Salas (15 de agosto), Festa de Nossa Senhora da Soledade (30 de agosto), Comemorações do Dia do Município (24 de novembro - feriado municipal).
Gastronomia
Pratos que misturam os frutos do mar com os sabores do interior alentejano. Migas com peixe frito, arroz de lapas, feijão com búzios, salada de búzios, salada de ovas, etc. → Mais sobre Gastronomia
Artesanato
Barcos em miniatura, objetos em barro, diversos lavores. → Mais sobre Artesanato
Clima
Mediterrânico, moderado pela influência oceânica. A temperatura média do ar é de 16,3 graus centígrados (11,5 graus de mínima e 21,1 de máxima), segundo dados do Anuário Estatístico da Região do Alentejo (2013).
Zonas protegidas
A porção sul do concelho (sul de São Torpes) está integrada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Uma pequena parte do norte do concelho faz parte da Reserva Natural da Lagoa de Santo André e da Sancha. → Mais sobre Património natural
Geminações
Santa Cruz (Cabo Verde), Évora - Nisa - Vidigueira (Portugal), Pemba (Moçambique), Płock (Polónia), Fortaleza (Brasil). → Mais sobre Geminações
Heráldica
Escudo xadrezado de ouro e de vermelho; castelo de prata com a torre central carregada de cruz da Ordem de Santiago e assente em seis faixetas ondadas. → Mais sobre Símbolos