Potencialidades
Ligação ao mar
Sines é uma localização ideal para as atividades ligadas aos oceanos:
- Porto multifacetado situado no cruzamento de importantes rotas comerciais marítimas
- O mais importante complexo portuário do país, no que diz respeito ao total de carga movimentada no conjunto dos seus terminais (granéis sólidos, granéis líquidos, carga geral e carga contentorizada)
- Único terminal de gás natural liquefeito do país
- Principal porto de pesca do Alentejo, que sustenta uma importante indústria de congelados de peixe
- Um dos poucos portos de recreio do Alentejo
- Pólo da Universidade de Évora, vocacionado para o estudo de Biologia Marinha
- Importante potencial para aquacultura, comprovada por estudos realizados e por algumas unidades produtivas já instaladas no concelho
- Valor turístico do concelho relacionado com as suas praias e com a paisagem e beleza da sua faixa costeira
- Centro energético nacional
- Cidade cosmopolita, multicultural e de economia diversificada, com dinamismo demográfico
Economia digital
O cabo submarino transaltântico do consórcio EllaLink liga Fortaleza, no Brasil, a Sines, em Portugal, proporcionando um nível de conectividade internacional sem precedentes entre os dois continentes, com aplicações na economia e na ciência. Junto à "landing station" e ao "data center" do cabo, na Zona Industrial e Logística de Sines, existe uma área especialmente dedicada ao acolhimento de empresas de base tecnológica, o SinesTECH - Parque de Inovação e Centro de Dados.
Energia, petroquímica, metalomecânica
Centro energético nacional
Sines é uma referência nacional a nível de produção energética:
- Maior refinaria de petróleo do País (Galp);
- Dois parques eólicos;
- Duas grandes centrais de cogeração (Galp e Repsol);
- Um porto que abastece outras unidades de produção energética do país da sua matéria-prima.
Energias renováveis
Com a entrada em funcionamento do terminal de contentores em pleno, surgiu também uma oportunidade para um mercado em franca expansão: o mercado das energias renováveis.
Sines tem a capacidade para atrair indústrias que se dediquem a produzir estes equipamentos ligados às energias renováveis (aerogeradores, painéis solares, células de hidrogénio, entre outros), a reproduzir esta tecnologia e a exportá-la através do porto de contentores para o resto do mundo. Tem zonas industriais com disponibilidade de espaços e que podem acolher este tipo de unidades fabris, tem mão-de-obra qualificada com cultura industrial e centros, escolas e empresas de transferência de tecnologia e formação.
Biodiesel
O concelho de Sines tem uma localização privilegiada para unidades de transformação de biodiesel e bioetanol, devido à abundância de espaços industriais e ao seu porto de águas profundas.
Indústria química e petroquímica
Sines é uma referência na indústria petroquímica. Tal acontece, essencialmente, por estarem localizadas no concelho a maior refinaria do país (Galp) e uma petroquímica que é, também, uma das maiores do seu género em Portugal, a Repsol. Air Liquide e Indorama são outras empresas instaladas em Sines.
Metalomecânica
Sines apresenta uma indústria de metalomecânica bastante desenvolvida, bastante capacitada e habituada à concorrência externa. A experiência adquirida na construção e manutenção do complexo industrial do concelho tem aplicabilidade em mercados externos.
Comércio, serviços e construção
Sines tem também excelentes condições para o estabelecimento de empresas de construção civil. O porto de contentores é uma porta aberta à exportação por empresas a ele ligadas.
Os serviços também evidenciam considerável desenvolvimento, sobretudo as empresas que prestam serviços às grandes e médias indústrias instaladas, tais como cedência de mão-de-obra, formação, manutenção industrial, entre outras. São também de referenciar algumas empresas relacionadas com os transportes, logística e armazenagem, que detêm alguma expressão no concelho, e também o facto de a maioria das instituições financeiras - com destaque para o setor bancário - terem representação em Sines.
O comércio de Sines reflete a especificidade do concelho, em termos do rendimento médio “per capita” dos seus habitantes e também do seu poder de compra.
A restauração é um setor muito relevante, contando este pequeno concelho com dezenas de restaurantes referenciados.
Turismo
O turismo tem uma representação privilegiada no tecido empresarial siniense, sendo a cidade mais vocacionada para o turismo de negócios e Porto Covo para o turismo de lazer.
Sines tem dinâmica muito própria caracterizada por uma procura muito distinta dos demais concelhos desta sub-região, onde se destacam o turismo de negócios, náutico, gastronómico e de eventos.
O turismo de negócios é essencialmente relacionado com o complexo industrial e portuário, que mantém uma procura constante de locais de acolhimento durante todo o ano e com incrementos sensíveis em alturas de grandes obras ou paragens das maiores unidades industriais.
O turismo relacionado com o mar, com a prática de desportos náuticos, com a procura das praias de excelente qualidade, são também uma constante, sendo prova disso as empresas de animação turística existentes ligadas ao mar e o historial de provas de desportos náuticos já realizadas.
De referir que Sines tem um dos poucos portos de recreio do Alentejo e também paisagens inesquecíveis, no seio do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina, para usufruto de visitantes amantes da natureza.
A riqueza gastronómica é também um dos grandes atrativos de Sines, com dezenas de restaurantes referenciados num concelho de apenas duas freguesias. A oferta que proporcionam é vasta, para todos os gostos e para todas as bolsas, sendo que o peixe e o marisco ocupam um lugar de destaque.
Eventos como o Festival Músicas do Mundo, um dos mais prestigiados da Europa na área da world music, atraem milhares de pessoas a Sines durante o verão.