Sines TECH - Innovation & Data Center Hub
O que é o Sines TECH?
O Sines TECH - Innovation & Data Center Hub é um espaço de acolhimento de empresas de base tecnológica, integrado na Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS), gerida pela aicep Global Parques.
Novo hub tecnológico no Atlântico Central, o Sines TECH surge da oportunidade criada pela instalação do cabo submarino EllaLink, que tem na ZILS a sua estação de receção (landing station), associada a um centro de processamento de dados (data center).
São parceiros do projeto a Câmara Municipal de Sines e a EllaLink.
Quais as características do cabo submarino EllaLink?
O cabo transatlântico EllaLink tem uma extensão de 10 119 quilómetros. Liga Fortaleza (Brasil) a Sines (Portugal), passando pelos arquipélagos de Cabo Verde e da Madeira. Oferece uma capacidade de transmissão de dados de 72 terabits por segundo, com baixa latência.
A instalação do cabo faz parte do projeto Bella (Building the Europe Link to Latin America), que agrega as redes de ciência europeia (GÉANT) e sul-americana (Rede Clara) e visa disponibilizar conectividade a instituições de ensino e centros de pesquisa científica entre a Europa e a América Latina.
O projeto é financiado pela Comissão Europeia e por fundos privados, num investimento de cerca de 170 milhões de euros.
Que vantagens competitivas oferecem Sines e o Sines TECH?
> POSIÇÃO ESTRATÉGICA GLOBAL
Localizado no extremo sudoeste da Península Ibérica, Sines é uma porta de entrada nos mercados europeu e sul-americano.
> CONEXÃO IBÉRICA, EUROPEIA E INTERCONTINENTAL
O parque tem conexão direta e imediata à Europa através de diferentes operadores e oferece a rota mais curta de ligação à América Latina e ao Norte de África. Além disso, estão disponíveis várias e redundantes soluções de ligação em fibra a Lisboa e a Madrid.
> LIGAÇÃO SEGURA DO MAR PARA O CENTRO DE DADOS
O acesso do cabo ao parque faz-se de forma direta e segura em infraestrutura HDD (Horizontal Direction Drilling).
> ALTA CAPACIDADE DE TRANSMISSÃO PARA FINS CIENTÍFICOS
Integrado no consórcio Bella, o projeto EllaLink disponibiliza uma capacidade de 100 Gbps para fins científicos.
> AMPLA DISPONIBILIDADE DE TERRENOS
Na ZILS, junto à praia de receção (landing beach) do cabo EllaLink, estão disponíveis mais de 240 000m2 de terrenos para construção. As empresas têm também ao dispor os terrenos da ZIL 2 - Zona de Indústria Ligeira e localizações na cidade de Sines.
> OFERTA ENERGÉTICA DE GRANDE DENSIDADE E DIVERSIDADE
Estão garantidas linhas de fornecimento de energia de 15kV a 400kV. Existem projetos instalados nas áreas dos biocombustíveis e da energia eólica e estão em desenvolvimento duas unidades de produção de energia solar, com 50MW de potência cada uma.
O que traz este projeto a Sines e a Portugal enquanto territórios?
É uma oportunidade de fixação de investimento tecnológico em Sines e, por essa via, de diversificação de um dos principais motores da economia portuguesa.