Passar para o Conteúdo Principal

Teatro do Mar envolve comunidade para celebrar abril

04 de Abril de 2024

No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, o Teatro do Mar, em coprodução com o Município de Sines e com a colaboração e participação de vários artistas e da comunidade e instituições locais, ocupa as ruas de Sines na noite de 24 de abril para uma criação de grande escala.  

LEVANTE, espetáculo criado sob direção artística de Julieta Aurora Santos, tem início às 21h30 junto ao Centro de Artes de Sines.

Inspirado na História, embora com uma linguagem contemporânea, ligada ao teatro físico, LEVANTE será uma viagem que irá das ruas do centro histórico ao horizonte marítimo. O espetáculo terminará na baía de Sines, com a atuação de Sylphes Aerial Ballet, num bailado aéreo sobre o mar, fogo de artifício e marionetas gigantes.

LEVANTE (motim, insurreição, lugar onde o sol nasce) funde as artes de rua com o vídeo mapping, a música e a poesia.

Para a realização deste projeto, e pautado pelos valores que nortearam a revolução de abril e a conquista da democracia em Portugal, o Teatro do Mar lançou o desafio à participação da população, e a grupos e instituições locais, promovendo também workshops de formação, num propósito de envolvimento e participação comunitária.

Que democracia, hoje? O que é a liberdade? Uma espécie de "manual para uma revolução" é o repto de LEVANTE, que estimulou, em todo o seu processo de criação, uma maior reflexão sobre o papel de cada cidadão na construção do seu país e do futuro.

Envolvendo cerca de 400 pessoas, o espetáculo conta com a participação do Agrupamento de Escolas de Sines, Associação Recreativa de Dança Sineense, Coral Atlântico / ASSCDTALS, Escola das Artes do Alentejo Litoral, Escola Secundária Poeta Al Berto, Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Sines, Skalabá Tuka, Universidade Sénior PROSAS e membros da comunidade local e artística.

O Teatro do Mar é uma companhia apoiada pelo Ministério da Cultura / Direção-Geral das Artes.

Conheça aqui o programa completo das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril em Sines.