Passar para o Conteúdo Principal

Sines comemora 50 anos do 25 de Abril. Conheça o programa

12 de Abril de 2024

O Município de Sines, com a parceria de várias entidades locais, comemora em abril os 50 anos da Revolução dos Cravos, que se assinalam em 2024.    

Entre as iniciativas programadas, destaque para os grandes eventos em espaço público, na noite de 24 e no dia 25 de Abril.  

A 24 de abril, às 21h30, junto ao Centro de Artes de Sines, tem início o espetáculo LEVANTE, uma criação do Teatro do Mar, com a participação da comunidade. Com direção artística de Julieta Aurora Santos, trata-se de uma criação de grande escala que irá percorrer as ruas do centro histórico e terminar na baía de Sines, com uma atuação do Sylphes Aerial Ballet, num bailado aéreo sobre o mar. Uma espécie de "manual para uma revolução" é o repto de LEVANTE.

Logo a seguir, à meia-noite de dia 24, ainda na baía de Sines, dá-se as boas-vindas ao Dia da Liberdade com um espetáculo de fogo de artifício. Após o espetáculo, no palco da Av. Vasco da Gama, um dos mais reputados DJ portugueses, o DJ Kura, prolonga a alegria em forma de dança pela noite fora.

Nesse mesmo cenário, no dia 25 de Abril, às 21h30, é a vez de subir ao palco o cantor e compositor Paulo de Carvalho. Intérprete de "E Depois do Adeus", uma das senhas da Revolução dos Cravos, apresenta-se em Sines com o espetáculo "As Cantigas que Eu Fiz … e Outras", que junta as canções que Paulo tornou populares, novas canções e canções que escreveu ou compôs para outras vozes.

Ainda na cultura, outro destaque das comemorações é o programa "José Afonso - Música e Liberdade", parceria da Câmara Municipal de Sines com a Tradisom. Entre 16 e 19 de abril, a memória de um dos mais geniais músicos portugueses percorre os espaços do Centro de Artes de Sines, com uma exposição, apresentações de livros, palestra e concerto por Filipa Pais.

A contribuir para a memória da revolução e da vida local nesse período, temos duas atividades do Arquivo Municipal. No dia 20 de abril, às 14h30, na Sala das Armas do Castelo, realiza-se a Tertúlia da Liberdade, onde vários convidados vão relatar as suas experiências de como foi vivida revolução. 

A exposição "Liberdade? Ou Liberdades", para ver o Centro de Artes de 23 a 30 de abril, mostra como esta data pode ser apropriada por um grupo de jovens artistas da região.

A componente protocolar do programa inclui mais uma vez a cerimónia do hastear da bandeira nos Paços do Concelho - dia 25, às 10h00 - e a Sessão Solene da Assembleia Municipal comemorativa da data - uma hora depois, no auditório do Centro de Artes de Sines.

O programa integral das comemorações, que pode ser conhecido abaixo, inclui muitas outras iniciativas culturais, com concertos, cinema, literatura, teatro, dança, a mostra gastronómica da Associação de Comércio Local de Sines e provas desportivas organizadas pelos clubes locais (Academia de Ginástica de Sines, Grupo Desportivo da Baixa de São Pedro, Clube de Natação do Litoral Alentejano, Hóquei Clube Vasco da Gama, Clube Náutico de Sines e Vespa Clube do Alentejo Litoral).


PROGRAMA

EM CONTINUIDADE

Documento do Mês: 50 Anos do 25 de Abril de 1974

Em papel e sines.pt

No 1.º semestre do ano, o Arquivo Municipal partilha com toda a comunidade um documento por mês, para documentar a vida do concelho até 1974. 

8 DE ABRIL

Apresentação do livro "Filho da PIDE", de Paulo Jorge Pereira

Sessão, às 14h30, na Escola Poeta Al Berto, para público escolar | Sessão, às 18h30, no átrio do CAS, para público em geral | Org. Câmara Municipal de Sines

"Filho da PIDE" é uma obra de ficção com diversas passagens reais. Uma viagem de conhecimento e confronto com o passado que se transforma num exercício de memória com revisitação às torturas e crimes cometidos pela PIDE ao serviço da ditadura.

Paulo Jorge Pereira (Lisboa, 1970) é licenciado em Comunicação Social e jornalista desde 1992. Em 2017, publicou o romance "Filhos da Primavera Árabe". 

11 DE ABRIL

Cinema: "Cartas da Guerra", de Ivo M. Ferreira

Centro de Artes de Sines - Auditório | 21h30 | 105’ | Gratuito mediante levantamento de bilhete | Org. Câmara Municipal de Sines

A Guerra Colonial separa António, médico integrado no exército português no Leste de Angola, da mulher. Baseado num livro de António Lobo Antunes. No âmbito do ciclo de cinema "Liberdade! O que é isso?" 

13-28 DE ABRIL

6.ª Mostra Gastronómica ACLS

Nos restaurantes aderentes de Sines, São Torpes e Porto Covo | Org. ACLS - Associação do Comércio Local de Sines

A Mostra pretende promover o potencial e a atratividade gastronómica do concelho, o setor da restauração e o comércio local. Numa altura em que se comemoram os 50 anos de Abril, os empresários vão ter a liberdade de apresentarem os seus melhores pratos quer de peixe quer de carne. 

16 DE ABRIL 

Abertura da exposição "José Afonso - Um Universo de Músicas", com curadoria de José Moças

Centro de Artes de Sines - Centro de Exposições (foyer) | Abertura às 10h00 | Visita guiada com o curador, para público em geral, às 21h30 | Patente até 19 de abril | No âmbito do programa “José Afonso - Música e Liberdade”, parceria CMS / Tradisom 

José Afonso nasceu no dia 2 de agosto de 1929, na freguesia da Glória, no concelho de Aveiro. A sua primeira gravação data de 1953 e a última de 1985. Foram 32 anos de carreira discográfica, aqui documentada por completo nos vários formatos de discos. Uma obra repartida por 30 anos de música, poesia e uma luta imparável por um mundo melhor. A exposição com a sua discografia é também um motivo para exaltarmos e ouvirmos a sua música e conhecermos melhor o conteúdo e o significado das suas canções. 

Apresentação do livro "Os Primeiros Anos"

Centro de Artes de Sines - Átrio | 16h00 | No âmbito do programa “José Afonso - Música e Liberdade”, parceria CMS / Tradisom

Apresentação do livro sobre as cartas e postais que José Afonso escreveu a Albano da Rocha Pato, pai de Rui Pato, o primeiro grande instrumentista a acompanhar à viola o cantor. As cartas são um documento extraordinário pois foram escritas entre os anos de 1960 e 1970, ou seja, o começo de toda a vida musical de José Afonso, em que ele partilha os seus desejos, problemas, angústias, entusiasmos, no fundo, a sua vida. 

17 DE ABRIL 

Apresentação do livro "Uma Vontade de Música - As Cantigas do Zeca", de Octávio Fonseca

Centro de Artes de Sines - Átrio | 18h00 | No âmbito do programa “José Afonso - Música e Liberdade”, parceria CMS / Tradisom

José Afonso sempre subestimou a importância das suas canções, achava que eram coisa pouco importante no conjunto das atividades antifascistas. Afinal, tiveram um peso enorme na luta do povo português pela liberdade. A sua obra, porém, vai muito para além da música de intervenção política. Confinar José Afonso na gaveta da música de intervenção é não compreender que a dimensão artística das suas canções está ao nível do que de mais importante se fez na música popular universal do século XX. 

Palestra "As Canções e os Cantores de Abril"

Centro de Artes de Sines - Átrio | 21h30 | No âmbito do programa “José Afonso - Música e Liberdade”, parceria CMS / Tradisom 

Uma palestra sobre os cantores de Abril, da autoria de Octávio Fonseca, autor de várias obras sobre José Afonso, José Mário Branco e Carlos Paredes. 

18 DE ABRIL 

Apresentação do livro "Zeca Afonso - Balada do Desterro", da autora Teresa Moure e da ilustradora Maria João Worm

Centro de Artes de Sines - Átrio | 15h00 | No âmbito do programa “José Afonso - Música e Liberdade”, parceria CMS / Tradisom

Apresentação da obra em banda desenhada (pela primeira vez) sobre a vida de José Afonso, coedição com a editora galega aCentral Folque.

Concerto: ZARCO

Centro de Artes de Sines - Auditório | 21h30 | Gratuito mediante levantamento de bilhete | Org. Câmara Municipal de Sines 

ZARCO apresenta o novo disco, "Não Lembra Ao Diabo", onde sugere que, numa descida aos infernos, há sempre uma forma de escapar ou de fazer face aos infortúnios: cantar. Cantar como analogia para qualquer forma de expressão artística que nos ajude a compreender o mundo além do que a vista alcança.

Sobre eles, a revista Visão escreveu: "Zarco [é] um caso muito curioso na música portuguesa: miúdos com grande criatividade e que resgatam - como muito poucos procuram fazer - o grande património de autores consagrados como Fausto ou José Mário Branco, cujos ecos reconhecemos por aqui”. 

19 DE ABRIL

Concerto: Filipa Pais, com José Moz Carrapa (viola) e Paulo Vicente (piano)

Centro de Artes de Sines - Auditório | 21h30 | Gratuito mediante levantamento de bilhete | No âmbito do programa “José Afonso - Música e Liberdade”, parceria CMS / Tradisom

A voz de Filipa Pais aposta numa sonoridade influenciada pela tradição, mas que avança sobre um ambiente mais contemporâneo, que transita pelo fado, a morna, a música popular portuguesa e a do Brasil. Este será um concerto dedicado ao repertório de José Afonso. 

20 DE ABRIL 

Tertúlia da Liberdade

Sala de Armas do Castelo | 14h30 | Org. Câmara Municipal de Sines

O Arquivo Municipal convida várias figuras sinienses para uma tertúlia acerca de como foi vivida a Revolução e o período revolucionário. A tertúlia será registada em formato vídeo, para memória futura. Convidados: José Ferreira da Costa, Eugénia Amador, Francisco do Ó Pacheco e Idalino Sabido José. 

Mostra EmCena: "Terror e Miséria do Terceiro Reich", de Bertolt Brecht, pela Companhia da Esquina

Centro de Artes de Sines - Auditório | 21h30 | 5 euros (público em geral), 3 euros (menores de 21 anos e maiores de 65 anos) ou gratuito (sócios AJAGATO) | Org. AJAGATO. Parceria das Câmaras Municipais de Sines e Santiago do Cacém

A adaptação parte de algumas das 27 cenas que compõem Terror e Miséria do Terceiro Reich. Escrita durante o exílio dinamarquês de Bertolt Brecht a partir de 1935 e editado em Praga em 1938, a peça, com forte cariz político e crítica social mordaz, traça um amplo retrato da vida quotidiana na Alemanha nazi, baseada em relatos de testemunhas oculares e notícias de jornal. Encenação de Jorge Gomes Ribeiro. 

20-21 DE ABRIL 

Campeonato Distrital de Trampolim & Festival Concelhio de Ginástica

Pavilhão Multiusos de Sines | Org. Academia de Ginástica de Sines

Nota: Além do campeonato e festival, a Academia de Ginástica de Sines está também representada nas comemorações com a iniciativa Ginástica sai à Rua - Um Salto pela Liberdade, nas escolas do 1.º Ciclo de Sines. 

22 DE ABRIL - 2 DE MAIO 

Dias da Memória

Centro de Artes de Sines - Átrio | 14h00-16h00 (apenas dias úteis) | Org. Câmara Municipal de Sines 

O Arquivo Municipal e o seu digitalizador estão no átrio do Centro de Artes de Sines para receber o público e os documentos, fotografias e objetos que quiser partilhar com a comunidade. Os documentos são digitalizados e devolvidos na hora. 

23-30 DE ABRIL 

"Liberdade? Ou Liberdades?!" | Coletiva de jovens artistas do Litoral Alentejano

Centro de Artes de Sines - Átrio e foyer principal do Centro de Exposições | Org. Câmara Municipal de Sines

O CAS convida a entrar num universo de significados e interpretações, celebrando as conquistas do passado enquanto se confronta com os desafios do presente e do futuro. Trabalhos de Catarina Bico (ilustração), Pedro Soares (pintura) e Madalena Correia / Mafalda Gonçalves (instalação). 

24 DE ABRIL 

Distribuição de cravos em papel, pelo ATL “A Gaivota”

Vários locais da cidade (Largo dos Galegos, Jardim das Descobertas, comércio local, entre outros) | Org. Junta de Freguesia de Sines

Espetáculo: LEVANTE, pelo Teatro do Mar e comunidade

Centro histórico / Av. Vasco da Gama | Início no Centro de Artes de Sines, às 21h30 | Entrada livre | Org. Teatro do Mar. Coprodução Município de Sines. Apoio Ministério da Cultura / Direção-Geral das Artes

O Teatro do Mar, com a colaboração e participação de vários artistas e da comunidade e instituições locais, ocupa as ruas de Sines para uma criação de grande escala.

LEVANTE (motim, insurreição, lugar onde o sol nasce) funde as artes de rua com o vídeo mapping, a música e a poesia. Inspirado na História, LEVANTE será uma viagem que irá das ruas do centro histórico ao horizonte marítimo. O espetáculo terminará na baía de Sines, com a atuação do Sylphes Aerial Ballet, num bailado aéreo sobre o mar.

Para a realização deste projeto, e pautado pelos valores que nortearam a revolução de abril e a conquista da democracia em Portugal, o Teatro do Mar lançou o desafio à participação da população, e a grupos e instituições locais, promovendo também workshops de formação, num propósito de envolvimento e participação comunitária.

Que democracia, hoje? O que é a liberdade? Uma espécie de "manual para uma revolução" é o repto de LEVANTE, que estimulou, em todo o seu processo de criação, uma maior reflexão sobre o papel de cada cidadão na construção do seu país e do futuro.

Parceria do Agrupamento de Escolas de Sines, Associação Recreativa de Dança Sineense, Coral Atlântico / ASSCDTALS, Escola das Artes do Alentejo Litoral, Escola Secundária Poeta Al Berto, Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Sines, Skalabá Tuka e Universidade Sénior PROSAS.

Fogo de artifício + DJ Kura

Av. Vasco da Gama | 00h00 | Entrada livre | Org. Câmara Municipal de Sines 

A chegada do Dia da Liberdade é celebrada com um espetáculo de fogo de artifício na baía. Segue-se o “set” do DJ Kura, classificado como o 39.º DJ mais popular do mundo, de acordo com o ranking da DJ Mag Top100. O seu carisma, talento para a mistura musical e espetáculos cheios de versões personalizadas de música para dançar, bem como de nova música, levaram-no aos grandes palcos nacionais e do mundo. 

25 DE ABRIL 

Passeio de bicicleta acessível

Partida da Av. Vasco da Gama (junto ao Pontal), às 9h00 | Org. Grupo Desportivo da Baixa de São Pedro

Passeio guiado, com a extensão de 35km. Dificuldade média baixa. Uso obrigatório de capacete. 

Natação: 10.º Torneio do Litoral Alentejano

Piscina Municipal Carlos Manafaia | Sessões às 9h30 e 15h30 | Org. Clube de Natação do Litoral Alentejano 

Hóquei em patins: Torneio 25 de Abril (Formação)

Pavilhão dos Desportos | 9h00-17h00 | Org. Hóquei Clube Vasco da Gama 

Hastear da Bandeira

Paços do Concelho | 10h00 | Org. Câmara Municipal de Sines 

Sessão Solene da Assembleia Municipal Comemorativa do 25 de Abril

Centro de Artes de Sines – Auditório | 11h00 | Org. Assembleia Municipal de Sines

Batismos de mar em semirrígido de alta velocidade

Embarque no Clube Náutico de Sines | 15h00-17h00 | Condicionado às boas condições do estado do mar | Org. Clube Náutico de Sines 

Concerto: Paulo de Carvalho

Av. Vasco da Gama | 21h30 | Entrada livre | Org. Câmara Municipal de Sines 

Com 60 anos de carreira, Paulo de Carvalho, cantor, músico e compositor, é um nome incontornável da nossa música.

Na qualidade de intérprete, deu voz a "algumas das nossas melhores canções de sempre". Enquanto compositor, assinou alguns "verdadeiros clássicos da nossa música popular, de Lisboa, Menina e Moça, Os Putos e O Homem das Castanhas, todas com textos de José Carlos Ary dos Santos", a Meu Fado Meu, popularizado na voz de Mariza.

Com o músico coexiste o cidadão de generosidade solidária, que "andou de palco em palco, de estúdio em estúdio, mesmo em dias de maior crispação, para nunca deixar esquecer a imensa claridade da voz e a paixão que teimam em dar às palavras prodigiosas asas para voar".

O 25 de Abril tem nele um símbolo. Paulo interpretou a canção "E Depois do Adeus", uma das senhas da Revolução dos Cravos.

Neste espetáculo, de nome "As Cantigas que Eu Fiz … e Outras", junta as canções que Paulo tornou populares, novas canções e canções que escreveu ou compôs para outras vozes. 

28 DE ABRIL

Exposição “Vespas & Clássicos”

Junto à antiga estação de caminhos de ferro | Todo o dia | Org. Vespa Clube do Alentejo Litoral

Microbailes, pelo c.e.m - centro em movimento

Junto do coreto da Sonega, às 14h30; no Largo Marquês de Pombal (Porto Covo), às 16h30 | Atividade em espaço público, sem entradas | Org. Câmara Municipal de Sines

Os microbailes são bailes móveis que se abrem em pequenos sítios, descobrindo largos e ruas, saudando as pessoas às janelas, trazendo quem vem a passar para um pezinho de dança ou só para ouvir e estar partilhando e contribuindo para a ambiência criada. Iniciativa também integrada nas comemorações do Dia Mundial da Dança. 

2 DE MAIO 

Cinema: "Salgueiro Maia: O Implicado", de Sérgio Graciano

Centro de Artes de Sines - Auditório | 21h30 | Gratuito mediante levantamento de bilhete | Org. Câmara Municipal de Sines

Numa abordagem moderna, intimista e emocional, retrata as histórias menos conhecidas do Capitão de Abril. No âmbito do ciclo de cinema "Liberdade! O que é isso?"

ALTERAÇÕES AO PROGRAMA

Informamos que a apresentação do livro “Projeto Sines”, de Maria Fernanda Rollo e Pedro Serra, inicialmente agendada para 26 de abril, ficada adiada para nova data a designar.