Passar para o Conteúdo Principal

Filme sobre comissões de moradores estreia 'online'

980comissoes 1 980 2500
23 de Novembro de 2020

No âmbito das comemorações do Dia do Município 2020, a Câmara Municipal de Sines estreia "online" o filme "Comissões de Moradores de Sines: A Construção da Democracia", esta terça-feira, 24 de novembro, às 18h00.

O documentário foi produzido pela Câmara Municipal de Sines em 2017, integrado no projeto "Comissões de Moradores no Concelho de Sines: da Tradição à Modernidade", apoiado pelo programa Tradições da EDP.

As comissões de moradores foram, no pós-25 de Abril, experiências de democracia nas comunidades. Os seus membros uniram-se, de forma voluntária, para escrever o seu próprio destino. Quando não existia saneamento básico, eletrificação, vias de comunicação, espaços de fruição cultural, habitação condigna, foram estes homens e mulheres que, unindo-se, procuraram resolver os seus principais problemas.

Foram ainda as comissões de moradores que procuraram preservar a tradição das comunidades rurais cada vez mais depauperadas, através da realização de atividades tradicionais, como os mastros ou os jogos populares, ou da recolha da poesia popular.

O filme de homenagem às comissões de moradores do concelho de Sines foi realizado por Diogo Vilhena, produzido por António Campos e baseou-se em investigação histórica de Sandra Patrício e Gonçalo Chinita.

Depois de ter sido exibido presencialmente em vários pontos do concelho de Sines, o filme passará agora a poder ser visto a partir de casa.