Passar para o Conteúdo Principal

Projeto 'Comissões de Moradores do Concelho de Sines'

Comissões de Moradores

Objeto

No pós-25 de Abril, quando o Estado ainda se procurava organizar e as autarquias tinham poucos meios para realizar o seu trabalho, o movimento popular das comissões de moradores foi fundamental para unir as populações e melhorar as suas condições de vida. Foi também nestas comissões que se manteve viva a tradição lúdica e oral da poesia popular, mastros dos santos populares, bailes, oferendas, biscoitos de promessa, sorteios de géneros e jogos tradicionais.

Reconhecendo o contributo que estes obreiros anónimos deram à comunidade, a Câmara Municipal de Sines homenageou as comissões de moradores do concelho com um filme na linha do que fez com a comunidade piscatória.

Além do filme, foi editado um livro sobre a história social do concelho, em parceria com a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e foram realizadas atividades com os públicos escolares.

O projeto, designado “Comissões de Moradores no concelho de Sines: da tradição à modernidade”, foi coordenado pelo Arquivo Municipal de Sines e teve o apoio do programa Tradições da EDP Produção.

Vídeos

Livros eletrónicos

Recolha de Poesia Popular

1.º Encontro de Poetas Populares 1985

Outros documentos

Apresentação sobre o projeto no 2.º Encontro BAD ao Sul - S. Brás de Aportel - 2017-11-10

Brochura da exposição sobre comissões de moradores

Regras do jogo 'Não Te Irrites'

Regras do jogo do Carolino

 

Cofinanciado pelo Programa Tradições da

Logo da EDP