Capela da Misericórdia
História
A Igreja da Misericórdia (ou do Espírito Santo), vulgarmente chamada Capela da Misericórdia, foi construída no final do séc. XVI, por autorização do rei Filipe I de Portugal, a pedido do provedor e irmãos da Misericórdia de Sines, que se queixavam da pequenez e do mau estado da igreja anterior. A obra fez-se à custa das esmolas que os fiéis davam à imagem da Nossa Senhora da Graça. É propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Sines, estando arrendada à Câmara Municipal de Sines, que tem realizado as necessárias intervenções de conservação.
A igreja encontra-se neste momento encerrada ao público, sendo utilizada, esporadicamente, para a realização de eventos, estando vocacionada para a realização de pequenos espetáculos (para o que apresenta uma excelente acústica), feiras, exposições, colóquios, palestras, debates, reuniões.
Olhar atentamente
- Cartela na frontaria ostentando na sua heráldica as cinco chagas de Cristo;
- Retábulo de talha dourada e policromada (reinado de Dom José I);
- Imagem de Nossa Senhora da Graça (calcário, século XIV), que terá vindo para a igreja da Ermida da Nossa da Graça aquando da extinção das ordens religiosas (1934).
Visitar
A capela está encerrada e não tem horário de abertura ao público.
Utilizar
A capela pode ser cedida para organizações de entidades públicas e privadas. Tem iluminação e rede de tomadas, incluindo corrente trifásica, rede telefónica e uma instalação sanitária
Área Útil: 126,4 m²:
Nave: 98,4 m²
Capela Mor: 28 m²
Para solicitar cedência, contacte o Gabinete de Apoio à Presidência e Vereação.