Passar para o Conteúdo Principal

Programação do SEC/CAS em novembro

03 a 30 Novembro 2021
Adicionar a calendário 2021-11-03 00:00:00 2021-11-30 00:00:00 Europe/Lisbon Programação do SEC/CAS em novembro Evento
980 mar1 1 980 2500

O Serviço Educativo e Cultural (SEC) do Centro de Artes de Sines (CAS) retoma a sua atividade regular junto das escolas em novembro. 

Comemorações do Dia Nacional do Mar

Neste mês, um dos eixos da programação é o Dia Nacional do Mar - 16 de novembro, para os alunos do 1.º ciclo do ensino básico.

Assim, de 15 a 18 de novembro, será trabalhado o livro / atividário "MAR", de André Letria, nos 3.º anos. Será distribuído um exemplar por turma e respetivas bibliotecas escolares. A obra será explorada em contexto de sala de aula pelo Serviço Educativo e Cultural.

Também de 15 a 18 de novembro, será montada uma instalação coletiva - "A Mensagem" - em cada uma das instituições escolares.

As famílias serão chamadas a participar com "várias formas de escrever o mar".

No dia 18 de novembro, será apresentada e explorada a obra "Onda", de Susy Lee, para o Projeto Re(mar).

Ainda no âmbito das comemorações do Dia Nacional do Mar, na atividade "Mil e uma formas de pintar o mar", serão abordadas representações do mar na arte, com partilha de álbum de imagens e técnicas. Inclui oferta do catálogo da exposição "Olhos Azuis do Mar", de Graça Morais.

Mediante agendamento, é possível assistir ao documentário "Mar de Sines" no auditório do CAS e conversar com o seu realizador, Diogo Vilhena.

No dia 19 de novembro, há teatro, com a apresentação da peça "No Fundo do Mar", pela Estação das Letras, no auditório do Centro de Artes de Sines. Às 9h30, há uma sessão para os 4.ºs anos e, às 10h30, uma segunda sessão, para os 3.ºs anos. Com interpretação de Tiago Duarte, trata-se de um espetáculo tridimensional onde as crianças emergem num oceano mágico e surgem inúmeros animais marinhos, cada um deles transmitindo sensações e emoções diferentes causando as mais variadas reações. Transporta-se para a beleza natural dos oceanos, mas também para problemas que nele existem, como a poluição. O espetáculo dura 40 minutos.

Mediação da leitura

Também a mediação da leitura reganha uma programação regular em novembro.

Neste 1.º período, a Hora do Conto conta duas histórias: "A loja de todas as histórias", de Tracey Corderoy, para o pré-escolar; e "Pirilampo, o velho pescador de estrelas", de Carlos Canhoto, para o 1.º ciclo. Estreia a 15 de novembro e requer marcação.

No "Conta-me histórias daquilo que eu não li", já a partir de 3 de novembro, a equipa de mediação de leitura leva "Contos e lendas tradicionais de Portugal e do Mundo" às bibliotecas escolares. É uma atividade para os 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e o ensino secundário. Também requer marcação.

Outras atividades

No dia 16, temos o arranque das comemorações do Centenário de Saramago, com a apresentação da curta-metragem de animação "A Maior Flor do Mundo". A atividade inclui um ateliê de criação e experimentação plástica e realiza-se no auditório do CAS ou nos estabelecimentos de ensino, mediante marcação prévia.

Numa parceria com o Museu de Sines, o SEC faz visitas de apresentação deste equipamento e do núcleo das Fábricas Romanas, aos dias úteis (com exceção das segundas-feiras), durante 1h e mediante marcação.

Mais informações / Marcações

Email: servicoeducativoCAS@mun-sines.pt

Tel. 269 860 080