Passar para o Conteúdo Principal

Tall Ships: Faltam 2 meses para 'um evento que Sines merece'

01 de Março de 2017

O lançamento oficial do Sines Tall Ships Festival 2017 decorreu no dia 27 de fevereiro, no auditório da APS, a 60 dias do início daquele que será o maior evento náutico que o Alentejo já recebeu e um dos maiores realizados este ano em todo o mundo.

Entre 28 de abril e 1 de maio, os maiores e mais belos veleiros do mundo aportam na terra de Vasco da Gama, no final da primeira etapa da regata comemorativa dos 150 anos da Confederação do Canadá, que percorrerá 7000 milhas entre o Reino Unido, Portugal, Bermudas, EUA, Canadá e França.

Para os visitantes, a experiência do Tall Ships em Sines irá incluir visitas aos veleiros e um intenso programa cultural e recreativo em terra, num recinto de entrada livre entre a Avenida Vasco da Gama e terminal multipurpose do Porto de Sines.

Na apresentação da iniciativa, o presidente da APS, José Luís Cacho, disse que a realização do Tall Ships é "um marco muito importante" para o Porto de Sines e um elemento de "criação de valor para a região".

Para o comandante José Inácio, membro da comissão diretiva da Aporvela, o Tall Ships enquadra-se no objetivo de "trazer jovens para o mar", que tem orientado ao movimento de reconversão dos grandes veleiros em todo o mundo em navios-escola.

António Ceia da Silva, presidente da Turismo do Alentejo, disse que o Tall Ships "coloca Sines no mapa" do turismo ligado ao mar e é um exemplo da "forte componente turística" que o Porto de Sines pode ter.

O presidente da Câmara, Nuno Mascarenhas, enquadrou a passagem da regata por Sines na estratégia do município ligada ao mar, onde se situam outros projetos municipais, como o Observatório do Mar, um projeto associado à figura de Vasco da Gama planeado para os antigos armazéns da ribeira, e o parque arqueológico subaquático.

O comandante Oliveira, responsável da Aporvela em Sines, fez uma apresentação mais detalhada do festival associado ao Tall Ships, descrevendo esta organização como "um evento que Sines merece" e que valoriza a componente recreativa do porto.

Todos os intervenientes realçaram a importância da parceria que dá suporte à iniciativa, apelando a que mais empresas e entidades se juntem a um evento que trará a Sines até 25 grandes veleiros de 20 países, 1000 tripulantes e muitos milhares de visitantes.

O Sines Tall Ships Festival é um evento coorganizado pela Turismo do Alentejo – ERT, Câmara Municipal de Sines e Administração dos Portos de Sines e do Algarve, em parceria com a Aporvela – Associação Portuguesa de Treino de Vela. A regata tem como promotor internacional a Sail Training International.

Cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e enquadrado no ALENTEJO 2020 (Programa Operacional Regional do Alentejo), no montante de Investimento de 502 945,49 euros, e montante de apoio de 390 788,65 euros, o evento insere-se no projeto Alentejo Eventos XX - Promoção e Marketing, que visa afirmar a região Alentejo como destino turístico diferenciado e inovador, através da promoção integrada e articulada de um calendário de eventos culturais com potencial de atração regional, nacional e internacional de visitantes.

A programação completa do evento será disponibilizada no site www.sinestallshipsfest.com.