Passar para o Conteúdo Principal

António Costa afirmou em Sines aposta nos portos portugueses

23 de Dezembro de 2016

O primeiro-ministro esteve em Sines, a 19 de dezembro, para demonstrar o empenho do governo no desenvolvimento dos portos nacionais enquanto motor da economia. António Costa presidiu à sessão, realizada no Porto de Sines, onde foi apresentada a Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária – Horizonte 2016-2026.

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, detalhou a estratégia, orientada por três objetivos: adequar os portos ao crescimento da procura e da dimensão dos navios, reforçar as ligações ao hinterland e melhorar as condições de operacionalidade dos portos.

Pretende-se que o desenvolvimento da estratégia resulte num aumento de 88% no volume total de carga movimentada nos portos nacionais e na criação de 12 000 novos postos de trabalho até 2030.

O porto de Sines, que em 2016 vai bater um novo recorde de movimentação de mercadorias – 50 milhões de toneladas –, é uma das grandes prioridades. Nele serão investidos cerca de 670 milhões de euros, para expansão do Terminal XXI e construção de um novo terminal de contentores.

O presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas, interveio na sessão, onde fez votos para que a dinâmica do setor portuário se mantenha por muitos anos e defendeu que a diversidade empresarial é fundamental para Sines, face às novas exigências de uma economia menos poluente.

Nas acessibilidades, Nuno Mascarenhas ouviu o primeiro-ministro garantir o avanço, em 2017, da obra do corredor ferroviário Sines-Caia-Madrid, mas alertou também para a importância de ligar Relvas Verdes a Grândola em autoestrada, investimento que viria aproximar o porto de Sines dos restantes portos nacionais e principais centros de consumo, além de beneficiar o turismo em toda região do Alentejo Litoral.

O governo esteve representado ao mais nível na visita a Sines. Além de António Costa e Ana Paula Vitorino, marcaram presença o ministro-adjunto, Eduardo Cabrita, o secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, o secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme d’Oliveira Martins, e a secretária de Estado Adjunta do Primeiro-Ministro, Mariana Vieira da Silva.

Visita ao Terminal XXI

Fotos © APS