Planeamento: Executivo reuniu-se com secretário de Estado
O presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha, acompanhado pelas vereadoras Fernanda Duarte e Ana Dias, recebeu no dia 28 de maio nos Paços do Concelho o secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional, Hélder Reis.
Na reunião de trabalho realizada nos Paços do Concelho, foram discutidos temas relacionados com o apoio que o Estado poderá dar para responder aos impactos locais do ciclo de desenvolvimento industrial.
O presidente da Câmara Municipal explicou que a reunião aconteceu na sequência de uma outra reunião, realizada em Lisboa há cerca de um mês, em que levou ao secretário de Estado as preocupações do Município sobre a pressão que este ciclo de investimentos coloca na habitação, saúde, educação, segurança e acessibilidades de Sines e da região.
"Se estes grandes investimentos são estratégicos para o País, obviamente que o País também tem que ser solidário com Sines. Foi essa mensagem que nós transmitimos ao secretário de Estado nessa reunião em Lisboa e teve sequência no convite para a reunião que aconteceu hoje."
Na reunião nos Paços do Concelho, a que se seguiram visitas ao Porto de Sines e à APS, estiveram também presentes Cláudia Joaquim e Duarte Rodrigues - presidente e vice-presidente da Agência para o Desenvolvimento & Coesão (responsável pela coordenação geral dos Fundos Europeus) - e Ricardo Pinheiro, presidente da CCDR-A - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, que gere o programa Alentejo 2030.
Ambas as entidades terão um papel importante na alocação de recursos financeiros para a execução dos investimentos públicos que são necessários em Sines.
Com o CCDR-A, o Município está também a trabalhar para conseguir alterar os instrumentos de ordenamento do território de Sines, nomeadamente o Plano de Urbanização de Sines, de modo a permitir dar uma maior resposta às necessidades de habitação.
"Considero que esta reunião foi extremamente profícua e direi que será, se calhar, uma primeira de muitas, porque o senhor secretário de Estado manifestou o interesse em voltar cá e ter um acompanhamento permanente nas questões que têm a ver com o desenvolvimento económico de Sines e com todas as temáticas que citei."
![]()
![]()




Serviços Online
Contactos
