Passar para o Conteúdo Principal

Ajude a construir a história do Vasco da Gama AC

20 de Junho de 2024

A campanha de inventário do património da mais antiga coletividade desportiva em atividade em Sines continua em andamento. O inventário faz-se na sede da coletividade, sempre que possível, e no Arquivo Municipal, onde os documentos são higienizados e digitalizados.

Estamos já a chegar aos meses de Verão, das férias e dos desportos náuticos. Em Abril de 1963 a embaixada do clube de regatas brasileiro Vasco da Gama esteve em Portugal e em Sines, em homenagem ao navegador. Foi recebida pelo presidente da Câmara Municipal, Carlos Pidwell e Silva, e colocou uma lápide comemorativa na casa atribuída a Vasco da Gama. Na obra I Romagem aos Jerónimos, 1963 editada pelo clube brasileiro e oferecida a João Martins, hoje no Arquivo Municipal por doação de Joaquim Martins, observamos imagens da receção, em que participou o Sport Lisboa e Sines, um dos clubes antecessores do Vasco da Gama Atlético Clube.

Fig49

1963-A visita da Embaixada do clube de Regatas Vasco da Gama, recebida pelo Sport Lisboa e Sines. Arquivo Municipal de Sines, Coleção João Martins.

Se tiver fotografias, cartazes ou outros documentos contacte o Arquivo Municipal (269 860 090, arquivo@mun-sines.pt). Se não quiser separar-se dos seus documentos, o Arquivo Municipal digitaliza-os e devolve-lhe o original. Venha fazer história!

Arquivo Municipal de Sines