Passar para o Conteúdo Principal

Livro reúne trabalhos dos finalistas do 4.º ano

07 de Junho de 2024

O Agrupamento de Escolas de Sines apresentou no dia 6 de junho, no auditório da Escola Vasco da Gama, o livro "A Escola que Levo Comigo", que reúne textos e ilustrações dos 137 alunos finalistas do 4.º ano de escolaridade.

O livro surgiu no âmbito do projeto "Aventura(-te) com as Letras", dinamizado pelo Agrupamento desde o ano letivo 2021/2022. Desafiados a participar no projeto, todos os alunos das oito turmas de 4.º ano de escolaridade das quatro escolas básicas do Agrupamento de Escolas de Sines (EB n.º 1, n.º 2, n.º 3 e Porto Covo) recordaram o seu percurso no 1.º ciclo com um texto e uma ilustração.

Bernardette Almeida, diretora do Agrupamento de Escola de Sines, enquadra este projeto na prioridade que tem sido dada, com maior investimento nos últimos cinco anos, à promoção de competências de leitura e escrita.

"A leitura e a escrita são competências essenciais para o sucesso integral dos nossos alunos, na escola e na sua vida futura, tanto a nível pessoal, como profissional, uma vez que promovem a aprendizagem, o desenvolvimento intelectual, a aquisição de conhecimento, o pensamento crítico, a capacidade de análise, a organização de ideias, de argumentação, de comunicação com os outros de forma mais eficaz. E, num mundo cada vez mais digital e global, onde a informação circula de forma aberta na internet, passam a ser ainda mais relevantes a capacidade de ler e interpretar textos de forma crítica."

Além da leitura e da escrita, destaca Bernardette Almeida, o projeto contribui também para as demais competências estabelecidas na Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, como a criatividade, a sensibilidade artística e sócio emocional. 

A Câmara Municipal de Sines patrocinou a edição do livro, possibilitando que todos os alunos o pudessem receber de forma gratuita.

Presente na entrega dos livros, o vereador da Educação, Fernando Ramos, afirmou:

"Os primeiros quatro anos de escolaridade são muito importantes na nossa formação. Todos nos lembramos desta fase da nossa vida, do que aprendemos e nunca mais esquecemos, dos amigos que fizemos, da relação de proximidade que estabelecemos com a professora ou o professor. Ao apoiar a edição deste livro de finalistas do 4.º ano, a Câmara Municipal de Sines associa-se aos objetivos do projeto ‘Aventura-(te) com as Letras’ e partilha da felicidade que é dar a estes alunos um objeto que, daqui a muitos anos, lhes vai trazer à memória estes anos essenciais na história das suas vidas."

O projeto do livro "A Escola que levo Comigo" foi dinamizado por Sofia Araújo, psicóloga dos Serviços Técnico Pedagógicos do Agrupamento, com montagem de Carlos Barbosa, docente de EV/ET, e intervenção das professoras titulares e de outros professores e técnicos do Agrupamento.

Apresentação do livro de finalistas do quarto ano 2

Apresentação do livro de finalistas do quarto ano 3

Apresentação do livro de finalistas do quarto ano 4

Apresentação do livro de finalistas do quarto ano 5

Apresentação do livro de finalistas do quarto ano 6