Passar para o Conteúdo Principal

Município melhora e requalifica parques infantis

03 de Junho de 2024

A Câmara Municipal de Sines encontra-se a requalificar e melhorar vários parques infantis no concelho, totalizando um investimento de 84.214,54 euros.

As intervenções de requalificação estão a ser realizadas nos parques das Percebeiras, Courela da Cruz, Baixa de São Pedro e Loteamento do Farol.

Os parques infantis já tinham sido desmantelados pelos serviços municipais devido à falta de condições de segurança dos equipamentos existentes, os quais não eram passíveis de reparação e careciam de modernização. Para além disso, os pisos, três deles compostos por placas de SBR (borracha de pneus reciclado) e um com piso de casca de pinheiro, apresentavam sinais significativos de degradação devido à exposição solar e condições climáticas.

Com foco na proteção ambiental e na saúde, acresce que o Município de Sines quer já implementar medidas para restringir o uso de microplásticos, conforme as diretrizes da União Europeia e o Regulamento (UE) 2021/1199. Para dar resposta a esta transição e à semelhança do que já acontece no parque infantil da praia Vasco da Gama, está a optar-se pela instalação de areia como superfície de amortecimento, com uma profundidade de 30cm, que será renovada anualmente.

Ainda assim, não obstante as diretrizes da União Europeia e porque o Município tem parques que, há menos de 3 anos, levaram piso de borracha e se encontram ainda em excelente estado, devidamente certificados por empresas certificadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, como o parque infantil do jardim público da Alameda da Paz e o parque infantil do jardim público de Porto Covo, resolveu-se manter o piso atual até que o mesmo dure e se cumpram, como atualmente, as condições de segurança.

Relativamente ao parque infantil de Porto Covo, salienta-se que o mesmo está a ser alvo de outros melhoramentos. Os seus equipamentos antigos, que já apresentavam sinais de algum desgaste, foram substituídos.

Para o vice-presidente e vereador do Desporto, Fernando Ramos: "É fundamental proporcionar espaços seguros e agradáveis às as nossas crianças. Estas requalificações são essenciais não só para a segurança, mas também para garantir a sustentabilidade ambiental."

A próxima intervenção está prevista para o parque infantil do Bairro Joaquim da Costa, em Porto Covo, que se encontra desmantelado. O processo de adjudicação da obra está em fase final e inclui a substituição do piso por areia e a instalação de dois novos equipamentos, com o apoio da Junta de Freguesia na remoção do piso existente e na vedação.

Também o parque infantil do Bairro Social irá ser alvo de intervenção, encontrando-se o projeto a decorrer. O mesmo será conjugado com o parque de jogos aí existente.

Com estas ações, o Município de Sines reforça seu compromisso com a melhoria contínua das infraestruturas municipais, visando a segurança e o bem-estar dos munícipes.

202405026_ Parque jardim de PC

202405026_parque loteamento do Farol

202405026_parque PC

2024050126_parque ao pé da escola Nº2 (6)

2024050126_parque Percebeiras (2)