Passar para o Conteúdo Principal

Sines entre municípios com melhores serviços online

21 de Maio de 2024

O Município de Sines (www.sines.pt) classificou-se em 11.º lugar entre os 308 municípios portugueses no IPIC - Índice da Presença na Internet IPIC 2023.

Um dos critérios onde a presença do município de Sines na Internet mais se destacou foi o dos "Serviços Online", posicionando-se como o 8.º município do País mais bem pontuado (ex-aequo com outro município) e o 4.º se considerarmos a sua escala populacional ("dimensão pequena").

Recorde-se que a Câmara Municipal de Sines disponibilizou o seu portal de serviços online - acessível em https://servicosonline.sines.pt - no dia 1 de julho de 2022, passando a permitir a submissão de pedidos à Câmara Municipal sem necessidade de validação adicional da entidade, sem limitação de horário e sem necessidade de deslocação aos serviços do município.

Também a contribuir para a classificação nos serviços online, foi a disponibilização, em outubro de 2022, do portal SinesGeo (https://sig.sines.pt), plataforma que permite a emissão online de plantas de localização e a consulta a instrumentos de gestão do território.

Além dos serviços online, outro critério em que o site de Sines foi avaliado entre os melhores do País foi o dos "Conteúdos: Tipo e Atualização", posicionando-se na 6.ª posição nacional, ex-aequo com mais 17 municípios.

No critério "Acessibilidade, Navegabilidade e Facilidade de Utilização", a presença online do município de Sines ficou classificada em 19.º lugar do ranking, subindo 75 lugares relativamente à anterior avaliação, em 2021.

No critério "Participação", o município subiu 24 lugares de 2021 para 2023, passando do 96.º para o 72.º lugar.

O IPIC é um estudo conduzido desde 1999 pelo GÁVEA – Observatório da Sociedade da Informação, da Universidade do Minho, e para a atual edição contribuíram a Unidade Operacional de Governação Eletrónica da Universidade das Nações Unidas (UNU-EGOV) e a Agência para a Modernização Administrativa (AMA).

Tendo por base a avaliação dos sítios web das câmaras municipais, este estudo oferece um retrato sobre o estado atual de modernização e maturidade no que diz respeito à presença na Internet.

O relatório completo do IPIC 2023 pode ser consultado aqui.