Passar para o Conteúdo Principal

Mulheres e o seu amor pelos livros em nova exposição

22 de Fevereiro de 2024

O Centro de Exposições do Centro de Artes de Sines acolhe, entre 2 de março e 27 de abril, a exposição “Book Loving Girls”, com fotografias de Mário Pires.

A inauguração acontece no dia 2 de março, às 16h00.

A ideia do projeto surgiu, em 2011, da necessidade do autor de começar um projeto fotográfico de retratos como um desafio pessoal, retratando apenas mulheres, que teriam de ter um papel ativo e de colaboração.

Depois de uma visita à Feira do Livro de Lisboa, o conceito ficou completo: seria uma exposição de retratos de mulheres com os seus livros favoritos, encarregando-se cada uma das retratadas de partilhar um texto a explicar a sua escolha.

No âmbito do projeto, Mário Pires já fotografou mais de 100 mulheres, ficando patente em Sines uma seleção de 30 retratos.

Mário Pires nasceu em 1960 em Lisboa, cidade onde vive e trabalha. Começou a captar a luz em 1984, acreditando que “a ferrugem nunca dorme e que devemos estar sempre a adaptar-nos, a aprender e a evoluir”.

Crente no poder salvador da beleza, considera que os artistas “não devem ser definidos pelas ferramentas que utilizam, mas pelo seu trabalho e pelas suas ações”.

Além da fotografia, digital e analógica, Mário Pires trabalha em vídeo, caligrafia e música. É, desde 2005, um dos fotógrafos oficiais do FMM Sines.

A exposição tem entrada livre e pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 14h00 às 20h00, e, aos sábados e feriados, das 12h00 às 18h00.

Retratada na foto: Cristina Nobre Soares