Passar para o Conteúdo Principal

Celebrar o Dia da Mulher com convívio e literatura

21 de Fevereiro de 2024

A Câmara Municipal de Sines organiza em março as comemorações do Dia Internacional da Mulher 2024.  

No próprio dia 8, às 16h00, no Pavilhão dos Desportos, realiza-se o lanche-convívio em comemoração do Dia Internacional da Mulher, para todas as mulheres do concelho de Sines.

O lanche terá atuações musicais de João Paulo Cavaco, Coral feminino da Prosas e Compadres da Prosas.

As inscrições podem ser feitas até 4 de março, nos seguintes locais: Divisão de Desenvolvimento Social da CMS, espaços seniores de Sines e Porto Covo, Piscina Municipal Carlos Manafaia, Pavilhão dos Desportos, Associação Caboverdiana de Sines e Associação de Moradores da Sonega.  

Dia da Mulher também no CAS

Além do convívio do Dia da Mulher, as comemorações colocam o foco nas mulheres que se expressam e se expressaram na escrita, com iniciativas organizadas pela Biblioteca Municipal / Centro de Artes de Sines.

De 8 a 30 de março, está patente, na sala de adultos da Biblioteca, a mostra "Escritoras que se destacaram na defesa dos direitos das mulheres", com textos e respetivos livros de autoras marcantes na defesa dos direitos das mulheres, nomeadamente, Natália Correia, Maria Teresa Horta, Maria Velho da Costa, Maria Isabel Barreno, Maria Lamas e Vera Lagoa, entre outras.

No dia 8, às 21h30, no centro de exposições do Centro de Artes de Sines, a autora Ana Zorrinho apresenta o seu livro "Súbito". Sobre o livro, Jorge Ferreira, editor, escreveu: “Súbito é uma poesia que nasce pulsante da alma para a mão da escritora. Bela. Assumida. Perturbadora. Traz-nos e leva-nos à (nossa) condição humana”.

No dia 16 de março, às 16h00, também no átrio do Centro de Artes de Sines, realiza-se uma conversa sobre a figura de Maria Archer conduzida pela professora universitária Isabel Henriques de Jesus. Escritora, jornalista e ensaísta, Maria Archer foi um nome incontornável da literatura portuguesa do século XX e da luta pela liberdade das mulheres.

Durante as comemorações, o público poderá também visitar a exposição "Book Loving Girls", patente de 2 de março a 27 de abril no Centro de Exposições do Centro de Artes, projeto fotográfico colaborativo composto por retratos de mulheres e textos sobre os livros favoritos de cada uma das retratadas.