Passar para o Conteúdo Principal

Campeonatos Nacionais Escolares em Sines e Santiago

Desportoescolar 1 980 2500
23 de Junho de 2016

O Pavilhão Multiusos de Sines acolheu, no dia 22 de junho, a cerimónia de abertura dos Campeonatos Nacionais Escolares 2016, no escalão de Iniciados. A competição, que resulta de uma parceria entre o Ministério da Educação, o Município de Sines e o Município de Santiago do Cacém, reparte-se por nove locais distribuídos pelas cidades de Sines, Vila Nova de Santo André e Santiago do Cacém, e prolonga-se até sábado, 25 de junho.

Esta competição envolve cerca de 1200 alunos apurados nos campeonatos regionais das cinco direções de serviço regional, nas modalidades de andebol, badminton, basquetebol, futsal, patinagem, ténis e voleibol. Associado ao programa competitivo haverá também lugar para os participantes desfrutarem de um programa sociocultural.

De acordo com a organização, a cargo da direção-Geral da Educação e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (Direção de Serviços da Região do Alentejo), sob a égide do Ministério da Educação, pretende-se que este seja “um grande momento do desporto escolar”, com “dinamização desportiva local” e “promoção do convívio entre jovens de todo o país, segundo princípios desportivos e de cidadania, de estilos de vida saudáveis e da formação integral dos indivíduos”.

Além de participarem nas competições, os participantes terão oportunidade de conhecer a cidade de Sines através de uma festa de verão na Praia Vasco da Gama e de um "peddy-paper", na tarde e noite de sexta-feira, 24 de junho.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Sines, Fernando Ramos, responsável pelo pelouro da educação, congratulou-se pela “parceria bastante positiva e ativa” entre o Ministério da Educação e estes dois municípios e acrescentou que “é uma honra para Sines associar-se a esta iniciativa, que é uma celebração do desporto escolar como componente essencial da formação das nossas crianças e jovens.”