Município de Sines comemora 661 anos

O Município de Sines comemora 661 anos no dia 24 de novembro com um programa de eventos institucionais, culturais e desportivos.
Em 2023, o grande destaque do programa das comemorações é o Festival Batuta, um festival onde a música clássica se encontra com o jazz e a música para cinema.
Também há sessões de contos, atividades ligadas ao património e ao livro e a inauguração de uma exposição ("BandAr't") onde se cruzam valores ambientais e criatividade.
O IV Raid Hípico de Sines e o VII Trail Costa Vicentina representam o desporto.
Hastear da bandeira, sessão solene da Assembleia Municipal e assinatura do acordo de geminação entre os municípios de Sines e Płock (Polónia) compõem a dimensão protocolar do programa.
Novembro
Mostra bibliográfica “Os Nossos Autores”
Centro de Artes de Sines - Biblioteca (Setor Adultos) | Horário da Biblioteca
Histórias da História de Sines | Revista Seara Nova
Centro de Artes de Sines - Sala Periódicos | Horário do CAS
Mapear por Sines
Visitas a lugares emblemáticos de Sines | Para turmas do 4.º ano do 1.º ciclo do ensino básico | Pelo Museu de Sines / SEC - CAS
20 de novembro
Sessões de contos com Bru Junça
Centro de Artes de Sines | Para 1.º ciclo do ensino básico | Mediante marcação servicoeducativoCAS@mun-sines.pt
A convite da Biblioteca Municipal, a contadora de histórias Bru Junça partilha com os alunos de Sines a importância das nossas histórias.
21 de novembro
Oficina / performance: “Cozinhar Memórias”, por Bru Junça e Patrícia Azevedo Godinho
Centro de Artes de Sines | 14h30 | Para seniores | Mediante marcação servicoeducativoCAS@mun-sines.pt
Entrar nas cozinhas que fizeram parte das nossas histórias e, através de uma exploração sensorial, encontrar palavras, lembranças ou pequenas memórias que nos devolvam a esses lugares.
22 de novembro a 2 de dezembro
Exposição “BandAr’t”
Centro de Artes de Sines | Inaug. 22 de novembro, às 16h00 | Posteriormente, no horário do CAS
Mostra de trabalhos realizados por utentes do Espaço Sénior do Bairro Marítimo. Bandeiras antigas (azuis, de ouro, de praia acessível) foram transformadas em objetos de arte, sensibilizando para o impacto dos resíduos têxteis. Integrada no Programa Bandeira Azul da Europa 2023 (serviço de Ambiente).
22 de novembro
Festival Batuta | Simantra e a Descoberta dos Ritmos | Atividades escolares
Escolas | 15h00 | Org. CMS. Produção ApreciArte
Workshop de instrumentos de percussão com material reciclado.
Festival Batuta | Mário Laginha (solo)
Centro de Artes de Sines - Auditório | 21h34 | Bilhete gratuito (*) | Org. CMS. Produção ApreciArte
A “casa” do pianista e compositor Mário Laginha é o jazz, mas recusa encerrar-se lá dentro. Na sua música podemos encontrar um pouco de quase tudo, porque não fecha as portas a quase nada. Mário Laginha procura em vários lugares o material para construir o seu próprio universo musical. Muito mais do que misturas, há assimilação. O que se pode ouvir, no final, é... música.
23 de novembro
Visita-guiada à Biblioteca e Arquivo Municipais
Biblioteca (espaço público, depósito e sala de tratamento) e Arquivo (depósitos, salas de tratamento) | 14h30-16h00 | Público em geral | Inscrição em https://bad.pt/formularios/50-anos-bad-vamos-de-visita
Visita com o objetivo de mostrar o trabalho da Biblioteca e do Arquivo e de como trabalho em tipologias documentais tem um sentido comum – preservação e divulgação do património local. Parceria com a Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação: 50 Anos BAD | Vamos de Visita.
Oficina de Paleografia: ler um documento do século XVII, parte 1
Centro de Artes de Sines - Cafetaria (3.º piso) | 16h00 | Público em geral | Inscrição em https://bit.ly/3R128Zj
Como se consegue ler um documento antigo? Está escrito em português? É uma tradução ou uma transcrição? Venha desvendar connosco um documento do século XVII.
Festival Batuta | Simantra e a Descoberta dos Ritmos | Atividades escolares
Escolas | 9h30 | Org. CMS. Produção ApreciArte
Continuação do trabalho com os mais novos em torno da percussão. No final da manhã, farão uma demonstração com o que foi produzido.
Festival Batuta | Concerto: Simantra
Centro de Artes de Sines – Auditório | 19h07 | Bilhete gratuito (*) | Org. CMS. Produção ApreciArte
O Simantra Grupo de Percussão nasceu da necessidade de se organizar um grupo de estudos e práticas interpretativas destinado à execução de música escrita para percussão nos séculos XX e XXI. Neste concerto, interpretam obras de compositores e arranjadores desses períodos.
Festival Batuta | Banda Sinfónica Portuguesa
Pavilhão Multiusos de Sines | 21h36 | Bilhete gratuito (*) | Org. CMS. Produção ApreciArte
A Banda Sinfónica Portuguesa nasceu no Porto, em 2005. Uma das formações mais prestigiadas do género, venceu o 1.º prémio na categoria superior (Concert Division) do 60.º aniversário do World Music Contest, na Holanda, com a mais alta classificação alguma vez atribuída em todas as edições deste concurso que é considerado o “campeonato do mundo de bandas”. Direção artística do maestro Francisco Ferreira.
24 de novembro
"Gestos que Salvam Vidas": Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa
Bombeiros Voluntários de Sines | 9h00-18h00 | Org. Resgate - ANSLA. Entidade formadora: Femédica
"Ser reanimado é um direito, saber reanimar é um dever civico de todo o cidadão". Formação certificada pelo INEM.
Hastear da Bandeira
Paços do Concelho | 10h00 | Org. Câmara Municipal de Sines
Sessão Solene da Assembleia Municipal Comemorativa do Dia do Município
Centro de Artes de Sines – Auditório | 11h00 | Transmissão em www.youtube.com/cmsines | Org. Assembleia Municipal de Sines. Apoio Câmara Municipal de Sines
Assinatura do acordo de geminação entre os municípios de Sines e Płock (Polónia)
Centro de Artes de Sines – Auditório | 12h00 | Org. Câmara Municipal de Sines
Festival Batuta | Caixa de Pandora
Centro de Artes de Sines – Auditório | 19h03 | Bilhete gratuito (*) | Org. CMS. Produção ApreciArte
Este trio composto por Cindy Gonçalves (violino), Sandra Martins (violoncelo) e Rui Filipe (piano) já se apresentou em inúmeros palcos do mundo. Até ao final de 2023, celebram os quatro álbuns gravados e 10 anos de existência.
Festival Batuta | Algarve Camerata convida FF & Sofia Escobar
Pavilhão Multiusos de Sines | 21h38 | Bilhete gratuito (*) | Org. CMS. Produção ApreciArte
A Algarve Camerata (orquestra de cordas), sob a direção do maestro João Rocha, convida duas das mais versáteis vozes portuguesas da atualidade. Ele, FF, dono de uma carreira sólida e inteligente, tem-se revelado capaz de integrar os mais variados projetos. Ela, Sofia Escobar, soprano ímpar, volta a visitar Sines. Será um concerto dedicado a bandas-sonoras marcantes, de "Gladiador" a "Moulin Rouge", passando pel'"A Lista de Schindler", entre outras.
25 de novembro
IV Raid Hípico de Sines
Bêbeda | 6h00-18h00 | Org. Federação Equestre Internacional / Federação Equestre Portuguesa / Associação de Resistência Equestre Portuguesa / Município de Sines
Cinco provas de resistência equestre internacionais (CEI*** 160km, CEI **120Km e CEI *100km) e nacionais (CEP 40km e CEP 80 km), com a participação de 50 conjuntos de vários países (Europa, América do Sul e Golfo Pérsico).
26 de novembro
7.º TransActLat Trail Costa Vicentina
Partida de Santiago do Cacém às 8h15 | Chegada a Porto Covo | Org. GanharDestak. Apoio dos municípios de Sines e Santiago do Cacém
O Trail será percorrido pelo trilho/caminho pedestre entre Santiago do Cacém e Porto Covo, num percurso com a distância de 57 km. Haverá uma distância intermédia de 25 km entre o Cercal e Porto Covo. Haverá uma distância mais curta num percurso de 15 km entre a Sonega e Porto Covo. No mesmo dia, realiza-se uma caminhada de 11 km, no Cercal do Alentejo.
(*) ENTRADAS NO FESTIVAL BATUTA
Informações completas sobre o festival Batuta disponíveis aqui.