Conheça as paralelas do FMM Sines 2023

Além dos concertos, o FMM Sines - Festival Músicas do Mundo 2023 oferece um programa de iniciativas paralelas que promove a reflexão, envolve as crianças e famílias, descobre a natureza e anima as ruas.
A primeira componente das iniciativas paralelas a iniciar-se são as atividades de divulgação científica por investigadores do CIEMAR e do MARE. De 23 a 28 de julho, levam o público a conhecer a zona entremarés do concelho de Sines.
Na reflexão, o programa de paralelas deste ano concentra-se no dia 25 de julho, com três conversas, todas no Pátio das Artes. Às 18h00, a cantora Selma Uamusse, a atriz Marta Félix e a escritora Susana Moreira Marques, com moderação de Marta Lança, debatem o tema "Mulheres Artistas e Maternidade". Às 21h30, abre-se uma mesa dupla, com Lucy Durán, que vem falar sobre investigação colaborativa e produção ética no estúdio com artistas da África Ocidental, e Rui Miguel Abreu, com artista convidada/o, numa aproximação ao livro "Música Negra", de LeRoi Jones (Amiri Baraka).
Ainda no dia 25, a partir das 10h30, no Centro de Artes de Sines, realiza-se a oficina "Sussurradores", onde Cláudia Fonseca ensina a criar uma forma diferente de "narrar microcontos ou poemas de boca à orelha". À tarde, os resultados da oficina, para todos os públicos, são a base de uma performance no centro histórico.
Os já "clássicos" ateliês infantis com músicos do festival, para crianças dos 6 aos 12 anos, acontecem no Pátio das Artes, entre os dias 26 e 29 de julho, sempre a partir das 11h00.
No dia 26, às 15h00, no exterior do Centro de Artes, os Estupendo Inuendo apresentam o espetáculo "Ele Tem Uma Guitarra e Eu Não Tenho Nada", para todos os públicos.
De 26 a 29 de julho, a partir das 19h00, a Fundação Inatel, parceiro principal do festival, anima as ruas do centro histórico em redor do Castelo e Av. Vasco da Gama com a música e performances dos grupos South River Jazz Band (dia 26), Banda às Riscas (dia 27), Gigabombos e Cabeçudos do Imaginário (dia 28) e Al Fanfare (dia 29).
De 27 a 29 de julho, às 15h00, a atividade O Outro FMM proporciona ao público de todas as idades a possibilidade de conhecer os bastidores do festival no Castelo de Sines.
Nos dias 28 e 29 de julho, o grupo Depois das Cinco traz-nos a tradição do Cordel nordestino sob duas formas: no acolhimento do público do festival, dias 28 e 29, às 15h00, pelas ruas do centro histórico; e no dia 29, às 10h30, numa atividade para crianças, no exterior do Centro de Artes.
Como é já habitual, os bebés também têm um lugar no programa de iniciativas paralelas do festival. Este ano, Vera Tavares e Nuno Amaral trazem música para bebés à cafetaria do Centro de Artes, às 10h00 do dia 29 de julho.
De 26 a 29 de julho, a Capela da Misericórdia e o Centro Cultural Emmerico Nunes acolhem a Feira do Disco, do Livro e do Cartaz e, este ano, também o espaço de Merchandising do FMM Sines.
Convidam-se finalmente os espectadores do festival a visitar o centro de exposições do Centro de Artes para conhecer a exposição "Múltiplo de Múltiplo", de Pedro Gomes, que indaga a problemática em torna de duas disciplinas - Arte e Arquitetura.
Siga os links abaixo para obter informações completas sobre as iniciativas, algumas delas com inscrição obrigatória.
INICIATIVAS PARALELAS
- "Sussurradores", por Cláudia Fonseca
- Debate "Mulheres Artistas e Maternidade"
- Palestra por Lucy Durán
- Conversa "Música Negra: A Expressão de uma Atitude"
- Entremarés - Divulgação científica CIEMAR / MARE
- Animações Inatel
- Ateliês Infantis com Músicos do FMM
- Espetáculo "Ele Tem Uma Guitarra e Eu Não Tenho Nada"
- O Outro FMM
- Cordel, pelo grupo Depois das Cinco
- Música para Bebés
- Feira do Disco, do Livro e do Cartaz + Merchandising FMM
- Exposição "Múltiplo de Múltiplo", de Pedro Gomes