Passar para o Conteúdo Principal

Al Berto faria hoje 75 anos

11 de Janeiro de 2023

Al Berto, poeta, escritor, artista plástico, editor e divulgador, que marcou a vida cultural de Sines e de Portugal no final do século XX, faria hoje, 11 de janeiro de 2023, 75 anos.

Alberto Raposo Pidwell Tavares nasceu em Coimbra, no dia 11 de janeiro de 1948 e, mais tarde, mudou-se para Sines, onde cresceu numa família com raízes inglesas. Interessou-se primeiro pela escultura e pintura, primeiras paixões que, aos 19 anos, o levaram a prosseguir os estudos em Bruxelas.

Já mergulhado na escrita, em 1975 volta a Sines, onde escreve o seu primeiro livro inteiramente em português, "À procura do vento num jardim d'agosto".

Em Sines, dividiu o seu tempo entre a poesia e outras atividades, como editor, livreiro e animador cultural.

A sua antologia poética "O Medo" , publicada em 1987, dez anos de morrer, a 13 de junho de 1997, é o seu principal legado artístico, mas também são relevantes os seus contributos na prosa - com destaque para o romance "Lunário" - e na crítica.

Em 2022, por ocasião dos 74 anos do seu nascimento e dos 25 anos da sua morte, o Centro de Artes de Sines organizou um ciclo, "Olhares sobre Al Berto", que teve como objetivo revisitar e dar a conhecer o trabalho e o artista à comunidade, assim como convidá-la a interpretar e reinterpretar a sua obra.

O ciclo teve início em janeiro, com a exibição do documentário "Al Berto - A Vida Errante", de Pedro Caldas, para público escolar e público em geral, e com a disponibilização da exposição digital "Al Berto Desconhecido - Imagens que Contam Vida", que evidenciou a sua polivalência artística.

Em maio e junho, no piso 1 do CAS, esteve patente uma mostra de trabalhos dos alunos da turma 12.º F - Oficina de Artes / Desenho A - da Escola Secundária Poeta Al Berto, criada em torno da obra "A Secreta Vida das Imagens". Os alunos foram desafiados a selecionar um dos poemas existentes na obra com a respetiva imagem e a criar uma composição gráfica que manifestasse a sua interpretação do poema inteiro ou de um excerto e incluísse um pormenor da imagem. Ver o resultado do trabalho aqui: Sines Vive Al Berto - A Secreta Vida das Imagens

No dia 13 de junho, data em que assinalou a passagem dos 25 anos sobre a morte do artista, foi inaugurada no piso 1 do CAS a exposição “Subterrâneos da cidade à velocidade dos pipelines”, de Eduardo Cardoso, um conjunto de abstrações a partir de textos de Al Berto.

Também em junho, realizou-se uma das principais iniciativas do ciclo, uma performance literária / apresentação, fruto da contribuição de vários elementos da comunidade de Sines, dos mais variados e improváveis setores, com leituras a partir da obra “Mar-de-Leva - sete textos dedicados à vila de Sines”.

Por fim, esteve disponível em itinerância, por vários espaços de Sines e Porto Covo, a exposição “Olhares sobre Al Berto”, uma mostra de trabalhos dos alunos do 10.º ano na disciplina de desenho A da Escola Secundária Poeta Al Berto (a imagem do topo desta notícia é um pormenor dos trabalhos realizados para essa exposição).

Exposições de alunos da ESPAB

Performance Mar-de-Leva

Subterrâneos da cidade à velocidade dos pipelines