Passar para o Conteúdo Principal

Sines é Autarquia Solidária

28 de Novembro de 2022

O Município de Sines recebeu o galardão de Autarquia Solidária, atribuído pela plataforma Cidade Social no dia 19 de novembro, em Porto de Mós.

Em 2021, Sines já havia sido reconhecido como Autarquia Solidária, uma vez que se continua a destacar por trabalhar em prol da comunidade e do seu desenvolvimento sustentável e solidário.

Este ano, para além do galardão, a Câmara Municipal de Sines obteve ainda a distinção “Recomendada” na área da “Intervenção Social Sénior do Ano 2022”.

“O Município de Sines preocupa-se cada vez mais em proporcionar momentos de lazer, cultura e convívio para a população maior de 55 anos, de forma a combater o isolamento e a solidão. Esta distinção veio apenas dar ênfase às boas práticas existentes no concelho de Sines e reconhecer o bom trabalho que se está a desenvolver na área da Intervenção Social”, sublinhou o vice-presidente e vereador do Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Sines, Fernando Ramos.

No âmbito da intervenção social sénior, Sines dispõe de quatro espaços de convívio – espaços seniores; realiza, em outubro, o Mês Sénior; realiza o passeio de Primavera Animação Idade + (com periodicidade bienal); convívios de Natal; festas de aniversário dos Espaços Seniores; sessões informativas sobre temas relevantes para idosos, permitindo trabalhos em parceria com as escolas, Universidade Sénior, IPSS – Instituições Particulares de Solidariedade Social, associações, entre outras; e fomenta programas interinstitucionais e intergeracionais.

O programa Autarquia Solidária permite aos municípios obter diversos benefícios e implementar um conjunto de metodologias que permitem gerir a melhoria contínua da intervenção dos municípios na ação social.

Atarquia solidária