Passar para o Conteúdo Principal

Ciclo “Olhares sobre Al Berto” apresenta mais 3 iniciativas

980alberto3 1 980 2500
14 de Junho de 2022

O ciclo que convida a comunidade a conhecer ou revisitar Al Berto, “Olhares sobre Al Berto”, apresenta hoje, dia 13 de junho, data em que se assinalam 25 anos da morte de Al Berto, mais três iniciativas que incluem um espetáculo no auditório do Centro de Artes.

O espetáculo, que acontece no dia 25 de junho às 21h30, consistirá numa performance literária/apresentação, fruto da contribuição de vários elementos da comunidade de Sines, a convite do Município e Centro de Artes de Sines, dos mais variados e improváveis setores a partir da obra “Mar de Leva”. É um convite ao conhecimento ou ao reencontro da comunidade com a escrita e obra de Al Berto. Ao mesmo tempo, é homenageado o artista e a sua visão, convidando o espetador a uma viagem de reflexão e valorização do património natural, cultural e imaterial de Sines. A entrada será livre, mediante reserva.

Para além do espetáculo, no âmbito do Ciclo, poderá ser visitada a exposição “Subterrâneos da cidade à velocidade dos pipelines”, de Eduardo Cardoso, de 13 a 30 de junho, no piso 1 do Centro de Artes de Sines. As obras que se apresentam nesta exposição são abstrações através de textos de Al Berto. Poesia visual, monotipia, pintura e colagem são as técnicas exploradas e combinadas para dar uma nova narrativa às palavras de Al Berto.

Ainda no âmbito da exposição, Eduardo Cardoso conduzirá, no dia 25 de junho pelas 21h00, uma visita pela coleção.

O Ciclo apresenta ainda, entre 15 e 30 de junho, no Centro de Artes, o portfólio dos alunos do 12.º F da Escola Secundária Poeta Al Berto que, a partir da obra “A Secreta Vida das Imagens” de Al Berto, composta por um poema dedicado a um artista plástico e por uma imagem de pintura, escultura ou fotografia do artista, os alunos foram desafiados em Oficina de Artes/Desenho A, a selecionar um dos poemas existentes na obra com a respetiva imagem e a criar uma composição gráfica que manifestasse a sua interpretação do poema inteiro ou de um excerto e incluísse um pormenor da imagem.

Por fim, estará disponível em itinerância a exposição “Olhares sobre Al Berto” – uma mostra de trabalhos dos alunos do 10.º ano na disciplina de desenho A da Escola Secundária Poeta Al Berto. De 1 a 8 de junho, estará no Agrupamento de Escolas de Sines. De 13 a 18 de junho, no Mercado Municipal de Sines. De 20 a 25 de junho, no Espaço Sénior das Descobertas e, de 27 de junho a 2 de julho, no Mercado Municipal de Porto Covo.