Passar para o Conteúdo Principal

Ajude a construir a história do Vasco da Gama AC

Vgac inventario 980x512px 1 980 2500
12 de Maio de 2022

A campanha de inventário do património da mais antiga coletividade desportiva em atividade em Sines continua em andamento, mesmo em tempos de pandemia. O inventário faz-se na sede da coletividade, sempre que possível, e no Arquivo Municipal, onde os documentos são higienizados e digitalizados.

Entre a vasta coleção fotográfica do Vasco da Gama Atlético Clube estão várias provas fotográficas herdadas do Clube de Futebol Os Sineenses e do Sport Lisboa em Sines. A maior parte não se encontra datada nem identificada. Esta em particular tem manchas de humidade e, no lado inferior, o papel tem um rasgão. No verso, a prova fotográfica tem um carimbo no canto inferior direito «SETUDIO CINEMA / SINES».

Esta é uma fotografia de António Correia da Piedade (1909-1991), jogador, dirigente desportivo, fundador do Clube de Futebol Os Sineenses, do Sport Lisboa e Sines e também um dos responsáveis pela fusão que resultou no Vasco da Gama Atlético Clube. Foi funcionário municipal e comandante dos Bombeiros Voluntários de Sines, em cuja fundação também participou. Homem dinâmico, fez também parte da Comissão de Carnaval a partir dos anos 50 do século XX.

Conte-nos as suas memórias acerca do Sr. Piedade.

VGAC-075


[1940] – Retrato de jogador do Clube de futebol os Sineenses António Correia da Piedade, Vasco da Gama Atlético Clube, VGAC.075, 16,7 com x 23 cm.

Se tiver fotografias, cartazes ou outros documentos contacte o Arquivo Municipal (269 860 090, arquivo@mun-sines.pt). Se não quiser separar-se dos seus documentos, o Arquivo Municipal digitaliza-os e devolve-lhe o original. Venha fazer história!

Arquivo Municipal de Sines