Passar para o Conteúdo Principal

Siniense vence um dos principais prémios ambientais do mundo

980estrelamatilde 1 980 2500
11 de Maio de 2022

A bióloga siniense Estrela Matilde venceu o Whitley Award, um dos prémios mais relevantes do mundo na área da conservação da natureza, entregue no dia 28 de abril, em Londres, pela princesa Ana de Inglaterra.

O prémio vem reconhecer o trabalho desenvolvido por Estrela Matilde, diretora executiva da ONG Fundação Príncipe, na conservação da natureza da ilha do Príncipe, onde vive há 10 anos, estando envolvida em vários projetos, entre os quais a proteção de tartarugas marinhas, cujo bem-estar é um indicador da saúde dos oceanos.

O prémio, de 40 mil libras, será utilizado por Estrela Matilde em vários projetos com o objetivo de reduzir o plástico como ameaça às tartarugas marinhas.

"Este reconhecimento, mais do que um prémio à minha carreira, é uma porta de entrada de oportunidades, parcerias, sinergias para nós, enquanto organização, enquanto Ilha. E sinto-me extremamente honrada de representar uma Ilha sem igual", escreveu Matilde na sua página de Facebook.

Os Whitley Awards reconhecem os líderes que trabalham junto as comunidades do hemisfério sul em benefício da biodiversidade, clima e populações.

O presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas, em nome de todo o executivo, felicita Estrela Matilde por este prémio e pelo percurso exemplar na defesa na natureza e do nosso planeta que ele vem reconhecer.