Passar para o Conteúdo Principal

(In)Forma 2022 privilegia workshops, conversas e visitas

980seminarioinforma 1 980 2500
09 de Maio de 2022

A quinta edição da (In)Forma - Mostra de Educação, Formação e Emprego, uma iniciativa da Câmara Municipal de Sines e parceiros, está a decorrer ao longo do mês de maio.

Em 2022, a (In)Forma compõe-se de workshops nas escolas, visitas a empresas, visitas a escolas e centros de formação profissional, momentos de conversa com profissionais e acesso à ferramenta virtual "Inspiring Future" da associação FUTURE.

"Neste modelo da iniciativa, sem feira com expositores, a prioridade é levar os alunos a contextos reais de trabalho e ao contacto direto com profissionais, educadores e formadores", explica o vice-presidente da Câmara Municipal de Sines, Fernando Ramos.

Já integrado na (In)Forma, realizou-se no dia 6 de maio, no auditório do Centro de Artes de Sines, o seminário "Sines na rota do futuro", organizado pelo CLDS 4G Viver + Sines, no âmbito do protocolo com o Sines Tecnopolo e com o apoio da autarquia.

O objetivo deste seminário foi esclarecer os participantes, maioritariamente alunos, sobre os avanços e as alterações que o território de Sines irá sofrer ao longo dos próximos anos.

No seminário, os participantes puderam conhecer o que diversas empresas e entidades da região estão a fazer para aumentar as oportunidades de emprego e formação para os jovens.

Concretamente, foram transmitidas aos presentes boas notícias sobre os novos empregos diretos a gerar com a expansão do Terminal XXI da PSA (a decorrer), os empregos qualificados a criar no centro de dados da Start Campus (já em construção), a oferta formativa e o projeto da escola superior em Sines do Instituto Politécnico de Setúbal, as novas instalações do IEFP em Santo André (antigo PIAGET) para formar profissionais nas áreas das tecnologias e das indústrias e a intenção do Sines Tecnopolo em expandir a sua área de incubação de empresas.

Na seminário, o vice-presidente Fernando Ramos destacou o "novo ciclo de investimento" que Sines atravessa nas "áreas das transições energética e digital e no reforço do domínio portuário" e disse esperar que o seminário tenha sido um contributo para que os jovens se sintam "mais capacitados para uma boa tomada de decisão relativamente ao seu futuro”.

Além do programa de workshops e visitas, a decorrer em continuidade, a (In)Forma 2022 vai ainda contar com dois momentos de conversa com profissionais de diversas áreas de atividade, o primeiro no dia 25 de maio, às 10h00, e o segundo, no dia seguinte, 26 de maio, às 14h00, ambos no auditório do Centro de Artes de Sines.