Passar para o Conteúdo Principal

Como apoiar os refugiados ucranianos em Sines

Cidade de sines e bandeira da ucrania 1 980 2500
11 de Abril de 2022

Segundo as orientações do grupo de trabalho da Rede Social criado para coordenar o acolhimento de pessoas refugiadas da Ucrânia, a triagem e entrega de bens alimentares entre outros, está a ser feita através da cooperativa Litoral Alentejano Solidário (LAS) e da Cáritas Paroquial de Sines.

A LAS tem vindo a dar resposta a necessidades urgentes, mas, neste momento, é fundamental reforçar o apoio.

Esta necessidade de reforço justifica-se pelo facto de ter aumentado o número de pessoas na Colónia de Férias “A Conchinha” - na semana passada foram acolhidos mais seis refugiados, em parceria com a Associação Cultural dos Países de Leste -, e e também por existirem na comunidade largas dezenas de refugiados que contam igualmente com o apoio das entidades.

Assim, divulga-se a listagem de bens necessários, sendo que os donativos poderão ser entregues na sede da cooperativa Litoral Alentejano Solidário, sita na Rua José Martins Ferreira, bem como nos seus estabelecimentos parceiros: BTH, Nacex, MCAC Motors e Espaço Vida.

Poderão também ser entregues na Cáritas Paroquial de Sines, com sede nas instalações do infantário “O Pintainho”.

Se assim pretenderem, ao entregar os bens, os doadores deverão referir que os mesmo se destinam aos refugiados da Ucrânia.

Sugestões / necessidades:

  • Azeite, óleo, bolachas / tostas, sumos de fruta/leite em pacotes individuais, enlatados / conservas, polpa de tomate, arroz, massas, carne, peixe, cereais, iogurtes, ovos, legumes / leguminosas, fruta, queijo, fiambre.
  • Gel de banho, champô / condicionador, pastas de dentes (adulto e criança), escovas de dentes (adulto e criança), escovas de cabelo, desodorizantes, cremes de corpo, toalhitas, fraldas.
  • Toalhas de banho e rosto, edredons / mantas, lençóis. 
  • Paracetamol, Ibuprofeno, pastilhas para a garganta.