Passar para o Conteúdo Principal

Sines promoveu-se na Expo 2020 no Dubai

15 de Fevereiro de 2022

O Município de Sines esteve representado na missão empresarial de internacionalização do Alentejo promovida pela ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, no âmbito da iniciativa Invest in Alentejo, entre 8 e 11 de fevereiro, no Pavilhão de Portugal da Expo Dubai 2020.

O presidente da Câmara, Nuno Mascarenhas, o presidente da APS, José Luís Cacho, e a vice-presidente da aicep Global Parques, Isabel Caldeira Cardoso, foram as personalidades de Sines que integraram uma comitiva de que fizeram parte dignitários de toda a região alentejana.

O porto, a logística, a cidade e o papel desempenhado por Sines nas transições digital e energética foram os temas em torno dos quais se organizou a participação de Sines, que teve a forma de apresentações vídeo, participação em debates, reuniões e entrevistas e estabelecimento de contactos com investidores estrangeiros.

No balanço da participação, o presidente da Câmara afirmou:

"Quando a ADRAL decidiu organizar uma missão à Expo 2020 ficou muito claro que Sines tinha de estar presente. Para um concelho com a abertura e as potencialidades deste território, a internacionalização faz todo o sentido. Com esta presença no Dubai, demos a conhecer os nossos valores a potenciais interessados a que não chegaríamos de outra forma e estabelecemos contactos que poderão dar frutos no futuro.”

A aeronáutica, o turismo e agroindústria foram outros setores estratégicos para o desenvolvimento do Alentejo promovidos no Dubai, com representantes de municípios e empresas de Évora, Ponte de Sor e Santiago do Cacém, além de organizações regionais como a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo.

A iniciativa Invest in Alentejo tem como missão reforçar a internacionalização de bens e serviços da região Alentejo, assentes nos principais domínios da estratégia regional de especialização inteligente (EREI), e é cofinanciado pelo Sistema de Apoio a Ações Coletivas (SIAC), com enquadramento no Programa Operacional Regional do Alentejo - ALENTEJO 2020.