Passar para o Conteúdo Principal

FPB e CMS homenagearam Fernando Jardim de Almeida

980fernandoalmeida 1 980 2500
24 de Janeiro de 2022

No contexto da realização da 13.ª Taça Hugo dos Santos no Pavilhão Multiusos de Sines, a Federação Portuguesa de Basquetebol e a Câmara Municipal de Sines homenagearam, no dia 23 de janeiro, a figura de Fernando Jardim de Almeida, pioneiro e impulsionador do basquetebol em Sines.

Fernando Alberto Jardim de Almeida iniciou-se na modalidade ainda em Moçambique, nos anos 60. Do percurso no basquetebol moçambicano, destacam-se o título de campeão nacional universitário, em 1967 e 1968, pela Universidade de Lourenço Marques, e o segundo lugar no Campeonato Nacional de Moçambique, na época 1971/72, em representação da Associação Académica de Moçambique.

Já em Portugal, fundou o primeiro clube de basquetebol do Alentejo Litoral, o Aeroclube de Sines, em 1979.

Também em Sines, formou e representou a equipa sénior de basquetebol do Vasco da Gama Atlético Clube que militou na 3.ª divisão entre 1980 e 1985. Foi ainda treinador de algumas equipas de formação e trabalhou em toda a logística do clube siniense relacionada com o basquetebol.

Em 1980, completou o curso de treinador de Basquetebol (ENB), Nível II, sob a orientação do professor Manuel Fernandes, atual presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol.