Passar para o Conteúdo Principal

Documentário inicia ciclo de iniciativas sobre Al Berto

980alberto3 1 980 2500
10 de Janeiro de 2022

A Câmara Municipal de Sines dá início em janeiro a um ciclo de iniciativas, designado "Olhares sobre Al Berto", para assinalar os 74 anos do nascimento e os 25 anos da morte do poeta Al Berto. O ciclo, que pretende revisitar e dar a conhecer o trabalho e o artista na comunidade local, prolonga-se até junho.

Na semana em que Al Berto faria 74 anos - nasceu a 11 de janeiro de 1948 - será projetado, dia 14 de janeiro de 2022, sexta-feira, no auditório do Centro de Artes de Sines, o documentário "Al Berto, A Vida Errante", de Pedro Caldas, para público escolar e público em geral.

O documentário apresenta-se como um conjunto de "variações em torno de textos de Al Berto".  

Na sinopse, lê-se: "Na obra de Al Berto, ficção e autobiografia convergem num registo de contaminação recíproco — assim como lirismo e narratividade. A poesia serve, a Al Berto, de registo e de auxiliar de memória. Por isso o olhar é tão importante nesta obra: o gesto de olhar confunde-se aqui com o de escrever. Por isso, porque a poesia de Al Berto é outra forma de olhar, ela chama, pede outras imagens que complementem a compreensão da escrita, ou que se lhe oponham trazendo, nessa oposição, novos sentidos à leitura". (N/C, 72m)

Como assistir  

O documentário será apresentado, no dia 14 de janeiro (sexta-feira), em sessões para o público escolar (uma de manhã e outra de tarde) e para o público em geral (às 21h30).

A sessão para o público escolar tem lotação máxima de duas turmas, uso obrigatório de máscara e marcação obrigatória pelo email servicoeducativoCAS@mun-sines.pt.

A sessão para o público em geral tem entrada gratuita mediante reserva na receção do Centro de Artes (tel. 269 860 080), lugares marcados, uso obrigatório de máscara, higienização das mãos, certificado digital de vacinação ou certificado digital de recuperação ou certificado digital de testagem. O auditório terá lotação a 50%.