Passar para o Conteúdo Principal

Rede Social: Plataforma supraconcelhia reuniu-se em Sines

02 de Novembro de 2021

O Salão Nobre dos Paços do Concelho de Sines recebeu, a 27 de outubro, uma reunião da Plataforma Territorial Supraconcelhia do Alentejo Litoral (PSCAL). 

Esta estrutura da Rede Social tem a sua ação centrada na discussão e concertação em torno dos diagnósticos sociais e problemáticas identificadas pelos Conselhos Locais de Ação Social de cada município da sub-região: Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém, Sines e Odemira. O objetivo é organizar recursos e respostas ao nível regional, articulando os instrumentos de planeamento locais com as medidas e ações de âmbito nacional.

Na reunião, presidida por Luísa Malhó, diretora do Centro Distrital de Setúbal da Segurança Social, foi aprovado o prolongamento dos instrumentos de planeamento da plataforma, até 31 de março de 2022, data em que a coordenação da mesma será assumida pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral. A atuação da PSCAL terá em consideração o PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.

Como instrumento fundamental para analisar a ação da plataforma e melhor preparar os desafios que se seguem, foi apresentada pela Universidade de Évora uma proposta de avaliação da PSCAL, a implementar também até ao final de março de 2022.

Francisco Fragoso, da Portugal Inovação Social, levou a plenário a perspetiva desta iniciativa pública, coordenada pela Estrutura de Missão Portugal Inovação Social, sobre os instrumentos destinados a financiar projetos que proponham abordagens alternativas e inovadoras para responder a problemas sociais.

O vice-presidente da Câmara e responsável pelo Conselho Local de Ação Social de Sines, Fernando Ramos, congratulou-se com a realização em Sines da primeira reunião da estrutura no novo ciclo de gestão autárquica e fez votos para que se continue a aprofundar o trabalho social em rede no Alentejo Litoral.