Passar para o Conteúdo Principal

Poluição marinha: Sines foi cenário de exercício

29 de Outubro de 2021

Sines recebeu, a 27 e 28 de outubro, o "ATLANTIC POLEX.PT 2021", mais uma edição do exercício anual de resposta a incidentes de poluição marinha promovido pela Autoridade Marítima Nacional.

O exercício, que contou com a presença do Chefe do Estado Maior da Armada, almirante António Mendes Calado, foi acompanhado pelo presidente da Câmara, Nuno Mascarenhas, e pelo vereador da Proteção Civil, José Manuel Arsénio.

O cenário partiu da simulação de uma colisão entre dois navios a cerca de 37 quilómetros de Sines, com derrame de uma grande quantidade de crude, afetando uma área em alto-mar e na zona costeira (porto, marina e zonas de praia).

Foram realizadas diversas ações de contenção, recolha e limpeza de material poluente.

O objetivo do exercício foi treinar os procedimentos de resposta em emergência em caso de ocorrência de poluição de nível regional do Plano Mar Limpo e preparar os recursos da Autoridade Marítima Nacional para o combate à poluição do meio marinho, em colaboração com outras entidades que integram o Sistema da Autoridade Marítima.

Também no âmbito do exercício, realizou-se a 27 de outubro, no auditório do Centro de Artes de Sines, um seminário sobre preservação do meio marinho, com a participação do vereador José Manuel Arsénio.

A Câmara Municipal de Sines apoiou o exercício do ponto de vista logístico, nomeadamente, com a cedência de espaços e transportes.

Um grupo de trabalhadores do município teve formação sobre a recolha deste tipo de material poluente.

Exercício Polex

Seminário sobre poluição em meio marinho