Passar para o Conteúdo Principal

A coragem de uma mãe judia em cena no Centro de Artes

980 au 1 980 2500
26 de Outubro de 2021

No âmbito da Litoral EmCena, o auditório do Centro de Artes de Sines recebe a 11 de novembro, às 21h30, a peça "A Coragem da Minha Mãe", pela companhia Artistas Unidos.       

Em 1979, estreia "A Coragem da Minha Mãe", a resposta subversiva de George Tabori à aplaudida "Mãe Coragem" de Brecht. Originalmente um conto, esta peça é uma homenagem à sua mãe e está impregnada de doçura e lirismo, honrando uma mulher que conseguiu invocar a sua coragem inesperadamente, salvando-se do inferno.

Tendo como ponto de partida a história real da sua mãe, Tabori relata como Elsa, com cinquenta e cinco anos, sendo presa em Budapeste no verão de 1944 e deportada com quatro mil judeus, consegue salvar-se afirmando que a sua prisão é ilegal. Em vez de seguir para Auschwitz, Elsa dá por si num comboio de regresso a Budapeste.

Em "A Coragem da Minha Mãe", não faltam pormenores cómicos, de sugestão surreal, muitas vezes em tom de farsa. Na verdade, os textos de Tabori fazem rir, ou pelo menos, repetidamente, sorrir.

Jorge Silva Melo encena esta peça, com texto original de George Tabori, traduzido por António Carlos Conde. Participam os atores Pedro Carraca, Antónia Terrinha, Hélder Braz, com vozes de Carla Bolito, Américo Silva, Pedro Caeiro, António Simão, João Meireles, Tiago Matias, Nuno Gonçalo Rodrigues e Jorge Silva Melo.

O espetáculo tem a duração de 60 minutos e está classificado para maiores de 12 anos. 

A venda de bilhetes decorre na semana do espetáculo, sendo o seu custo de 5 euros para o público em geral e 3 euros para sócios da AJAGATO, jovens até aos 18 e pessoas com mais de 65 anos.

A realização do espetáculo decorre de acordo com as orientações da Direção-Geral de Saúde em vigor.

O Litoral EmCena é um projeto intermunicipal promovido pela AJAGATO em parceria estratégica com as Câmaras Municipais de Santiago do Cacém e de Sines e cofinanciado pelo FEDER, fruto da candidatura n.º ALT20-14-2020-02 – Património Cultural.

O projeto consiste na apresentação mensal de espetáculos de teatro de companhias profissionais nas três cidades do triângulo urbano Sines-Santiago do Cacém-Santo André e nas sedes das freguesias rurais dos dois municípios.

Foto (c) Jorge Gonçalves

Logos Litoral EMCENA