Passar para o Conteúdo Principal

4,3 toneladas de resíduos retiradas da Costa do Norte

Lixomarinho 1 980 2500
20 de Abril de 2016

Cerca de 200 voluntários recolheram 4,3 toneladas de resíduos na limpeza da Praia da Costa do Norte organizada pela Câmara Municipal de Sines entre 14 e 17 de abril.

Ao longo de quatro dias, as várias equipas de voluntários calcorrearam o areal, desde o Canto Mosqueiro até ao limite sul da Reserva Natural da Lagoa de Santo André e da Sancha, com os olhos nos resíduos que tornavam menos bonita uma das mais carismáticas praias do concelho.

Na ação desta primavera ainda se faziam sentir os resultados de uma campanha de limpeza semelhante realizada em 2015: a praia estava mais limpa, o que ajudou a que a quantidade de resíduos fosse inferior às oito toneladas recolhidas no ano passado.

Mesmo assim, foram muitos e muito diversificados os resíduos recolhidos: cabos, cordas, armadilhas de pesca, esferovite, garrafas de vidro, latas de sumo, conserva e óleo, uma imensa variedade de plásticos (garrafas, garrafões, jerricãs, copos de iogurte, sacos, cotonetes, escovas de dentes, pentes, isqueiros, cadeiras), sapatos, guarda-chuvas, sombreiros, tábuas e paletes.

Se em 2015 a madeira foi o resíduo com mais peso no total recolhido, desta vez o primeiro lugar foi ocupado pelo plástico, que será entregue na sua totalidade à empresa Extruplás, para reciclagem e conversão em mobiliário urbano.

As duas centenas de voluntários que participaram na limpeza incluíram três turmas (cerca de 45 alunos) de cursos profissionais e vocacionais da Escola Secundária Poeta Al Berto, um grupo de 32 voluntários do Clube de Natação do Litoral Alentejano, 12 elementos da Cercisiago, seis voluntários da empresa Remax, 16 participantes do CIEMAR – Laboratório de Ciências do Mar da Universidade de Évora, alguns voluntários da associação de nadadores-salvadores Resgate e vários munícipes que se inscreveram individualmente.

A ação teve patrocínios da Galp, Repsol, Águas de Santo André, Centro Ciclista Sineense e Associação do Comércio, Indústria, Serviços e Turismo do Distrito de Setúbal.

A limpeza da Praia da Costa do Norte contou também com a colaboração do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Autoridade Marítima Nacional, CIEMAR, Extruplás, Centro Ciclista Sineense, Remax Sines, Resgate, Cercisiago, Clube de Natação do Litoral Alentejano, Associação de Escolas de Marinhas do Litoral Alentejano e Associação Portuguesa de Lixo Marinho.