Passar para o Conteúdo Principal

Ajude a construir a história do Vasco da Gama AC

Vgac inventario 980x512px 1 980 2500
09 de Setembro de 2021

A campanha de inventário do património do Vasco da Gama Atlético Clube continua em andamento. O inventário faz-se na sede da coletividade e no Arquivo Municipal, onde os documentos são higienizados e digitalizados.

Na década de 60 os desafios de futebol tinham lugar num campo de terra batida enquadrado pelas escolas, a Vivenda Isabelinha e a Central Elétrica, de um lado, a Rua da Alegria, um moinho de vento em ruínas e os quintais da Rua Marquês de Pombal. Até 1966, data da fundação do Vasco da Gama Atlético Clube, era nesse campo que se disputavam os jogos dos dois clubes da vila, o Sport Lisboa e Sines (o “Nacional”) e o Clube de Futebol “Os Sineenses” (“Lusitano”). Nesse tempo a vila estava rodeada de hortas serrados e vinhas, sem adivinhar o que traria ainda o que trariam os anos 70 e as suas consequências para a vila.


Foto Aérea V

[1960] – Pormenor de uma fotografia aérea da década de 60 do século XX. Arquivo Municipal de Sines, Planos de Urbanização, unidade de instalação 12, maço 1, [1967]-1989.

Se tiver fotografias, cartazes ou outros documentos contacte o Arquivo Municipal (269 860 090, arquivo@mun-sines.pt). Se não quiser separar-se dos seus documentos, o Arquivo Municipal digitaliza-os e devolve-lhe o original. Venha fazer história!

Arquivo Municipal de Sines