Passar para o Conteúdo Principal

Concurso 'filMAR para Sensibilizar' 2021 tem vencedora

17 de Agosto de 2021

Sara Santos, de 14 anos, com o filme "Respeitar, aprender e colaborar", é a vencedora da 3.ª edição do concurso “filMAR para sensibilizar”, promovido pela Câmara Municipal de Sines, no âmbito das Atividades Bandeira Azul da Europa 2021 e do Programa de Educação Ambiental 2020/2021.

Também foram premiados, em 2.º lugar, o vídeo "Dunas", de Inês Camacho, em 3.º lugar, o vídeo "As dunas do nosso planeta", de Nuno Faria, e, em 4.º lugar, o vídeo "A importância da preservação do ecossistema dunar", de Gustavo Marques.

Aberto a todos os jovens do concelho até aos 18 anos de idade, o concurso desafiou os alunos a realizar um filme, com um máximo de 2 minutos, sobre a importância da preservação do ecossistema dunar, primeira linha de contacto entre a terra e o mar, nos ambientes litorais.  

Os vídeos premiados, disponíveis abaixo, serão agora utilizados como ferramentas de sensibilização para a necessidade de alterar hábitos e comportamentos adversos a este tipo de ecossistema, sujeito a pressões muito elevadas, como a poluição e as alterações climáticas.  

Os melhores trabalhos recebem prémios monetários no valor de 400 euros (1.º lugar), 250 euros (2.º lugar), 200 euros (3.º lugar) e 150 euros (4.º lugar), oferecidos pela patrocinadora do concurso, a empresa Águas de Santo André.

O júri foi composto por Paula Ledo (vereadora do Ambiente da Câmara Municipal de Sines), Diogo Vilhena (realizador), Sandra Miguel (Águas de Santo André), João Castro (Universidade de Évora/ECT- MARE-CIEMAR) e Mónica Martins (Centro Ciência Viva do Lousal).

A 3.ª edição do concurso “filMAR para sensibilizar” teve o apoio das seguintes entidades: Associação Bandeira Azul, Universidade de Évora / Escola de Ciências e Tecnologia, MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, CIEMAR - Laboratório de Ciências do Mar da Universidade de Évora e Centro Ciência Viva do Lousal.