Passar para o Conteúdo Principal

Docapesca investe no porto de pesca de Sines

Assinatura contrato edificio apoio a docapesca 1 1 980 2500
20 de Julho de 2021

A Docapesca assinou no dia 16 de julho, com a empresa adjudicatária, o contrato da empreitada de construção do edifício de apoio à trasfega de pescado do cerco do porto de pesca de Sines. 

Esta intervenção, um investimento de 1 milhão e 200 mil euros, irá contribuir para a melhoria das condições de trabalho dos operadores do porto de pesca e para o reforço da segurança do pescado do cerco transacionado na lota de Sines. 

A obra estará dividida em duas fases e inclui a construção do pavilhão operacional, instalações sanitárias, balneários e zona exterior coberta onde se fará a ligação da fábrica de gelo ao edifício da lota. 

Na cerimónia de assinatura do contrato, que decorreu no porto de pesca, o presidente do Conselho de Administração da Docapesca, Sérgio Faias, explicou que este investimento "num dos mais importantes de pesca do cerco nacional" vai permitir que a sardinha e a cavala que chegam ao porto de Sines sejam escolhidas com todas as regras de segurança alimentar. 

O presidente da Câmara, Nuno Mascarenhas, disse que este investimento da Docapesca é um "sinal de confiança no futuro deste setor" e manifestou a disponibilidade do município para colaborar em ações de promoção e valorização do pescado de Sines, em parceria com a Docapesca e com a associação de armadores local. 

Nuno Mascarenhas referiu também o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela autarquia do ponto da vista da preservação do património identitário ligado à pesca, com relevo especial para o projeto do Observatório do Mar, que irá conter uma componente de homenagem aos pescadores de Sines. 

A secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, congratulou-se com o investimento da Docapesca na melhoria das condições do porto de pesca e disse que é importante valorizar a frota de pesca do cerco, tendo em conta o facto de "stock" da sardinha se encontrar recuperado e o "bom estado de diversidade dos recursos da nossa costa atlântica".

Assinatura contrato edifício apoio à Docapesca