Passar para o Conteúdo Principal

Passadiço da Costa do Norte concluído

13 de Julho de 2021

O passadiço pedonal integrado na operação "Qualificação do Canto Mosqueiro e Suporte à Visitação da Costa do Norte” está concluído e foi aberto ao público no dia 12 de julho. 

A construção deste passadiço teve como objetivo desincentivar o pisoteio das dunas e arribas e permitir uma melhor recuperação dos sistemas costeiros, desenvolvendo também um recurso turístico sustentável.  

"Com este passadiço, uma das mais belas paisagens costeiras de Sines ganha melhores acessibilidades pedonais, ao mesmo tempo que garante que as visitas se fazem sem impactos negativos nos valores naturais", refere o presidente da Câmara, Nuno Mascarenhas. 

A abertura do passadiço ocorreu no âmbito das comemorações do 24.º aniversário da elevação da vila de Sines a cidade, com a presença do secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel.  

No âmbito desta operação, continuam a decorrer os trabalhos de recuperação dos acessos e de criação de uma bolsa de estacionamento na praia do Canto Mosqueiro.  

Nesta segunda componente da operação, o objetivo é disciplinar a utilização da orla costeira, restringindo o acesso automóvel, com a consequente preservação das arribas e a minimização dos processos de erosão.   

A operação "Qualificação e valorização do Canto Mosqueiro e suporte à visitação na Costa do Norte" tem um custo total elegível de 568 205,89 €, cofinanciada à taxa de 85% no âmbito do programa operacional Alentejo 2020 / Portugal 2020, com fundos FEDER / União Europeia, o que se traduz numa contribuição comunitária de 482 975,01 €. 

Abertura do passadiço pedonal

Passadiço pedonal

Logos do cofinanciamento