África subsariana e insular no programa do FMM Sines 2016

África volta a ter uma presença forte no FMM Sines – Festival Músicas do Mundo, cuja 18.ª edição se realiza entre 22 e 30 de julho de 2016 em Porto Covo e Sines. Gana, Mali, Cabo Verde, República Democrática do Congo, Guiné-Conacri e Reunião são as origens de oito confirmações que representam uma das regiões do mundo que mais alegria tem dado ao público do festival.
Pat Thomas & The Kwashibu Area Band é projeto em torno de um dos maiores vocalistas do highlife, ritmo doce e boa onda que é um avatar musical do Gana.
O guitarrista e vocalista Moh! Kouyaté é um músico da Guiné-Conacri a meio caminho entre a tradição mandinga, os blues, o jazz e o rock.
Mbongwana Star é uma banda congolesa criada em torno de Coco Ngambali e Theo Nzonza, dois antigos membros de Staff Benda Bilili.
Konono n.º 1 é um expoente da música de transe congolesa baseada em distorções elétricas artesanais.
A cantora maliana Khaira Arby é uma das vozes mais representativas dos blues do deserto.
Danyèl Waro, prémio WOMEX 2010, é um gigante da música de Reunião, ilha vulcânica do Índico sob administração francesa.
Vítor Tavares, mais conhecido como Bitori (Cabo Verde), é uma lenda do funaná e do seu instrumento-símbolo, a gaita (acordeão diatónico).
Formada por duas gerações de músicos malianos, Bamba Wassoulou Groove é uma banda em que as guitarras elétricas tomam a dianteira do palco.
Informações completas em www.fmm.com.pt.