Passar para o Conteúdo Principal

São Torpes recebeu hastear nacional da Bandeira de Ouro

16 de Junho de 2021

A cerimónia oficial de hasteamento da Bandeira “Qualidade de Ouro” 2021, uma iniciativa da associação Quercus, decorreu este ano, no dia 15 de junho, na praia de São Torpes, em Sines.

Distinguida com o galardão “Qualidade de Ouro” desde 2011, a Praia de São Torpes é uma das quatro praias do Município de Sines galardoadas este ano pela Quercus, confirmando a excelente qualidade das suas águas balneares. As outras praias são a Praia da Vieirinha / Vale Figueiros, a Praia Grande de Porto Covo e a Praia da Ilha do Pessegueiro.

Na cerimónia de hasteamento, a presidente da Direção Nacional da Quercus, Paula Nunes da Silva, justificou a escolha de São Torpes para a realização da cerimónia pelo "marco ambiental" que foi o encerramento da central termoelétrica da EDP. A associação teve também em consideração o trabalho realizado pelo Município de Sines na área do ambiente e pela empresa Águas de Santo André no tratamento de águas residuais da Zona Industrial e Logística de Sines.

O presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas, recordou o trabalho que o município tem vindo a desenvolver na educação ambiental, já tendo sido premiado por duas vezes como “Município Mais Azul" do Alentejo, e destacou o facto de a cerimónia se realizar em São Torpes, a praia mais próxima da zona industrial, demonstração de que é possível compatibilizar o desenvolvimento económico com o respeito pela natureza.

Na época balnear 2021, a Quercus identificou, com base a informação pública oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente, um total de 393 praias com “Qualidade de Ouro” em Portugal. 

Para serem consideradas de "ouro" as praias tiveram de respeitar um conjunto de critérios de qualidade da água balnear.  

O primeiro critério é ter tido uma qualidade da água excelente nas últimas cinco épocas balneares, de 2016 a 2020. 

O segundo critério é que todas as análises realizadas na última época balnear (2020) tenham apresentado resultados melhores que os valores definidos para o percentil 95 do anexo I da Diretiva relativa às águas balneares.  

Para poderem ser de ouro em 2021, também não pode ter ocorrido nas praias, em 2020, qualquer tipo de ocorrência / aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia.