Passar para o Conteúdo Principal

Época balnear em Sines inicia-se a 12 de junho

980praiagrande 1 980 2500
07 de Junho de 2021

A época balnear de 2021, iniciada a 1 de junho na Praia Vasco da Gama, arranca nas restantes praias do concelho este sábado, 12 de junho, e estende-se até 12 de setembro. 

Tal como em 2020, a época balnear de 2021 será objeto de restrições impostas pela pandemia de Covid-19. 

Uma dessas restrições consiste na capacidade máxima de ocupação das praias, que nesta época balnear é a seguinte: Praia Grande de Porto Covo (400 banhistas), Praia da Ilha do Pessegueiro (700), Praia de Morgavel (400), Praia de São Torpes (2000), Praia Vasco da Gama (2000) e Praia da Vieirinha / Vale Figueiros (1300). 

Os utentes das praias devem cumprir um conjunto de deveres, entre os quais, usar máscara até chegar ao areal sempre que o distanciamento físico recomendado pelas autoridades de saúde se mostre impraticável e evitar o acesso a zonas identificadas com ocupação elevada ou plena. O incumprimento dos deveres pode ser sancionado como contraordenação e obrigar ao pagamento de coimas. (Informação completa no Decreto-Lei n.º 35-A/2021, de 18 de maio). 

A indicação do nível de ocupação das praias continua a ser garantida pelas bandeiras triangulares verdes, amarelas e vermelhas, hasteadas nos locais. A aplicação “Info Praia” permite saber a ocupação das praias remotamente, devendo dar-se preferência às que estão com um nível de ocupação mais baixo, assinaladas a verde. 

Nesta época balnear, a Câmara Municipal de Sines volta a assumir a vigilância de três praias não concessionadas, concretamente, as praias da Ilha do Pessegueiro, Morgavel e Samoqueira. A presença dos nadadores-salvadores é assegurada no período entre as 10h00 e as 19h00. A Praia da Costa do Norte será objeto de patrulhamento em viatura motorizada entre o Canto Mosqueiro e a zona do restaurante “O Guia”. 

O município assegura também a limpeza das seguintes praias e zonas envolventes da Freguesia de Sines: Praia da Costa do Norte, Praia de São Torpes, Praia de Morgavel e Praia da Vieirinha / Vale Figueiros. A limpeza das praias da Freguesia de Porto Covo é operacionalizada pela junta de freguesia local. A limpeza da Praia Vasco da Gama é da responsabilidade da Administração do Porto de Sines. 

O galardão de qualidade Bandeira Azul da Europa foi atribuído nesta época balnear a cinco praias do concelho: São Torpes, Morgavel, Vieirinha / Vale Figueiros, Grande de Porto Covo e Ilha do Pessegueiro. Todas estas praias, com exceção de Morgavel, são também Praias de Ouro, pelo histórico de qualidade das águas nas últimas cinco épocas balneares. 

Como em anos anteriores, é desenvolvido um programa de atividades de educação ambiental no âmbito do programa Bandeira Azul da Europa.