Passar para o Conteúdo Principal

Companhia Fontenova apresenta 'A Paz Perpétua'

980paz 1 980 2500
01 de Junho de 2021

O auditório do Centro de Artes de Sines recebe, no dia 12 de junho, às 19h30, o segundo espetáculo da mostra Litoral EmCena 2021, "A Paz Perpétua", pela companhia Fontenova.

Com encenação de José Maria Dias, o espetáculo conta com interpretação de Carlos Pereira, Fábio Nóbrega Vaz, Graziela Dias, Patrícia Paixão e Sara Túbio Costa.

Na sinopse, lê-se: "Hannah Arendt defendia na “Banalidade do Mal” que, em resultado da massificação da sociedade, se criou uma multidão incapaz de fazer julgamentos morais, razão porque aceitam e cumprem ordens sem questionar. A “Paz Perpétua” de Mayorga traz-nos novamente a essa realidade de Arendt, onde a Paz se constrói na falta de moralidade. Referindo-se o próprio título da obra de Mayorga ao ensaio filosófico de Kant que reflete a eterna questão “será que os fins justificam todos os meios?”, deixa-nos a premissa de uma reflexão demasiado atual: onde é que as medidas de segurança acabam e onde é que começa o terrorismo? O autor espanhol oferece-nos uma metáfora à ameaça terrorista global, três cães a competir por um lugar num corpo de elite de combate antiterrorista. Com o humor, por vezes negro, mas de um requinte de quem explora mais as suas dúvidas do que certezas, o autor ao dar às suas personagens a forma de animais, pode explorar ideias e conceitos que de tão brutais seriam inconcebíveis sair da boca de um ser humano, o que permite alargar a fronteira catártica desta sua metáfora."

Este espetáculo utiliza luz estroboscópica e tem classificação etária de M/12 anos. A duração é de 80 minutos.

A venda de bilhetes decorre na semana do espetáculo, sendo o seu custo de 5 euros para o público em geral e 3 euros para sócios da AJAGATO, jovens até aos 18 e pessoas com mais de 65 anos.

Além de Sines, o espetáculo é apresentado a 10 de junho no Auditório Municipal António Chainho (Santiago do Cacém) e a 11 de junho no auditório da Escola Secundária Padre António Macedo (Santo André).

A realização do espetáculo decorre de acordo com as orientações da Direção-Geral de Saúde em vigor a cada momento.

O Litoral EmCena é um projeto intermunicipal promovido pela AJAGATO em parceria estratégica com as Câmaras Municipais de Santiago do Cacém e de Sines e cofinanciado pelo FEDER, fruto da candidatura n.º ALT20-14-2020-02 – Património Cultural.

O projeto consiste na apresentação mensal de espetáculos de teatro de companhias profissionais nas três cidades do triângulo urbano Sines-Santiago do Cacém-Santo André e nas sedes das freguesias rurais dos dois municípios.   

Foto © Helena Tomás

Logos do cofinanciamento