Passar para o Conteúdo Principal

Um programa para ver teatro em Sines, Santiago e St.º André

08 de Maio de 2021

A Associação AJAGATO, com a parceria estratégica dos municípios de Sines e Santiago do Cacém, promove, ao longo de 2021, o projeto intermunicipal Litoral EmCena, que consiste na apresentação mensal de espetáculos de teatro de companhias profissionais nas três cidades do triângulo urbano Sines-Santiago do Cacém-Santo André e nas sedes das freguesias rurais dos dois municípios.  

O projeto, cofinanciado pelo FEDER, fruto da candidatura n.º ALT20-14-2020-02 – Património Cultural, teve início no auditório do Centro de Artes de Sines, no dia 26 de maio, com a apresentação de "Tudo é Relativo!", pela companhia A Comuna. Segue-se, em Sines, a peça "A Paz Perpétua", pela companhia de teatro Fontenova, no dia 12 de junho.

A mostra prossegue, depois, no dia 26 de junho, com "Um Ivanov", pel'A Barraca, com encenação de Maria do Céu Guerra, ainda no auditório do Centro de Artes.

A programação é retomada em Sines no dia 24 de agosto, às 21h30, no auditório do Centro de Artes de Sines (novo local), com a apresentação do espetáculo "Sou Eu", pela ESTE - Estação Teatral.

O espetáculo "Sorriso", pelo Teatro Só, terá duas apresentações no concelho de Sines, ambas no dia 7 de setembro: a primeira no Largo Marquês de Pombal (Porto Covo), às 17h00, e a segunda no Castelo de Sines, às 21h30.

"Snowed in", pela companhia alemã Bodecker & Neander C.ª, é posto em cena no auditório do Centro de Artes de Sines, a 9 de setembro.

Outubro também traz duas peças: "DoNoDoNaDa", no dia 7, pela Companhia Certa / Varazim Teatro, e, no dia 23, "Pourquoi les vieux, que n'ont rien à faire... Traversent-ils au feu rouge", pela companhia francesa Collectife 2222.

No dia 11 de novembro, os Artistas Unidos sobem ao palco do Centro de Artes com "A Coragem da Minha Mãe", e, no dia 27 de novembro, Pedro Diogo dá voz a "Primeiro Amor", um monólogo de Samuel Beckett.

A mostra despede-se dos palcos de Sines a 9 de dezembro, com "Karnaval", pela companhia estoniana Giraffe Royal Theatre.

Além do teatro, a Litoral EmCena traz também consigo um programa de exposições e workshops.

Em maio e junho, no Centro de Artes de Sines, estão patentes as exposições "Nos Bosques do Demo", de Né Magalhais, e "N261", de Paulo Pinheiro. Nos próximos meses, teremos "A Lagoa", de Victormar, em setembro, e "O que é o Teatro", do projeto Território Artes / Direção-Geral das Artes, em outubro.

O primeiro workshop programado é "Estética da Iluminação Teatral", por Daniel Worm, que terá lugar em Santo André, Santiago do Cacém e Sines, entre 9 e 11 de julho. O segundo workshop, "Choreodrama", por Lionel Ménard, decorre em Santo André, de 28 a 30 de outubro.

A venda de bilhetes decorre na semana de cada espetáculo, sendo o seu custo de 5 euros para o público em geral e 3 euros para sócios da AJAGATO, jovens até aos 18 e pessoas com mais de 65 anos.

A realização dos espetáculos decorre de acordo com as orientações da Direção-Geral de Saúde em vigor a cada momento.

Devido à incerteza associada à situação pandémica, o programa está sujeito a alterações, pelo que se deve sempre confirmar a informação sobre os eventos mais perto das datas anunciadas.

Tenha sempre em atenção que os mesmos espetáculos são apresentados em mais do que uma localidade. Se não conseguir ir à apresentação em Sines, consulte o calendário para confirmar se há outra data mais conveniente num palco da região.

Descarregue o programa em
www.gatosa.net