Passar para o Conteúdo Principal

Município faz plantações na cidade

980plantacoes2 1 980 2500
23 de Março de 2021

A Câmara Municipal de Sines assinalou o Dia Mundial da Árvore e o Dia Internacional das Florestas com a plantação, em vários locais da cidade, de diversas espécies autóctones e plantas amigas dos insetos polinizadores.

Foram plantadas cerca de 1200 plantas, das espécies jasmim, alecrim, alfazema, buganvília, madressilva, hera, santolina, margarida amarela, lantana, lagunária, medronheiro, pinheiro-manso e um sobreiro oferecido pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. 

Dando seguimento ao desafio lançado pelos alunos do 3.º ano foram, também, entregues nas escolas básicas kits compostos por jasmim, alecrim anão, alfazema, santolina, margaridas amarelas e um medronheiro para que alunos e professores delas possam cuidar. A pedido da Associação de Pais da Escola Básica n.º 3, foram entregues seis árvores da flora portuguesa (diferentes tipos de carvalho, um pinheiro e um medronheiro).

Esta é uma das formas de preservar não só espécies da nossa flora, mas também da nossa fauna, uma vez que estes locais se tornam refúgios para insetos polinizadores, que têm um papel fundamental nos nossos ecossistemas. 

Esta e outras medidas para proteção dos insetos polinizadores são apresentadas no Guia para Cidades Amigas dos Polinizadores, uma publicação da Comissão Europeia elaborada pela ICLEI Europe com colaboração técnica da União Internacional para a Conservação da Natureza, traduzida para português pela Quercus e que pretende ajudar as autoridades locais nesta missão. Descarregue o guia aqui: Guia para Cidades Amigas dos Polinizadores

A ação realizada a 21 de março contou com a colaboração e presença da Quercus (Associação Nacional de Conservação da Natureza) e com o apoio do ICNF (Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas).

A iniciativa esteve também integrada no Programa de Educação Ambiental 2020/2021 e inaugura o programa de educação ambiental Bandeira Azul da Europa 2021.

Plantações

Plantações

Plantações