Passar para o Conteúdo Principal

Atividades para a juventude de março a agosto

Juventude 980x512px 1 980 2500
22 de Março de 2021

Na impossibilidade de organizar a Quinzena da Juventude nos seus moldes habituais, a Câmara Municipal de Sines, com o apoio de entidades locais, planeia realizar, entre março e agosto de 2021, um programa de iniciativas dirigidas à juventude.

A primeira iniciativa acontece no dia 28 de março, às 17h00. Trata-se do “Warming Up - Que Futuro para a Europa”, um debate online sobre a preparação da Europa para a era digital, uma organização do Centro de Informação Europe Direct Alentejo Central e Litoral. Para participar no debate, os jovens devem fazer a sua inscrição aqui. Para assistir em direto, basta ligar-se ao Facebook da Associação Mais para a Juventude Sineense (https://www.facebook.com/AMJuventudeSineense/).

No dia 11 de maio, dá-se continuidade ao projeto de arte urbana do município, o “Walls Project”, com a pintura de um mural na Escola EB2,3 Vasco da Gama, pelo artista urbano Smile.

Em junho, é inaugurada uma exposição de fotografia urbana com o grupo “Cuscos”, da Escola EB2,3 Vasco da Gama.

Em agosto, em data a definir, prevê-se a realização de um concerto de Praso e GramoPhone, encontro entre o MC siniense e uma orquestra formada por músicos e professores da Escola das Artes do Alentejo Litoral. É objetivo do município realizar o concerto no Castelo, de acordo com as diretrizes de saúde pública para eventos que então estiverem vigentes.

Também em 2021, a Câmara pretende lançar o programa "DESAFIO", cujo objetivo é estimular a participação e intervenção dos jovens, acolhendo candidaturas para apoio a projetos das mais diversas áreas, da música ao desporto, passando pelo cinema, moda, teatro, fotografia, dança, artes, ambiente, saúde, entre outras.

Caso as condições epidemiológicas o permitam, terá início o "FormArte", um programa ocupacional, a concretizar na primavera ou no verão, com que o município pretende proporcionar aos jovens dos 13 aos 25 anos uma forma inovadora de ocupar os tempos livres.

Também está prevista uma parceria com a EDP para o desenvolvimento em Sines do programa "Partilha com Energia", cujo objetivo é promover a proximidade com o território e o desenvolver competências sociais e relacionais em jovens do ensino secundário e profissional (entre os 15 e 19 anos).