Passar para o Conteúdo Principal

Projeto “Casa da Memória” obtém apoio EDP

12 de Março de 2021

O projeto “Casa da Memória”, uma iniciativa da Câmara Municipal de Sines, é um dos 10 projetos apoiados pela 4.ª edição do programa Tradições da EDP Produção, relativa ao biénio 2021/2022. 

Este projeto consiste na criação de um espaço onde serão acolhidas representações de tradições, com recurso à multimédia, aliada às técnicas expositivas tradicionais, proporcionando uma experiência de mediação cultural imersiva e interativa, onde o visitante é convidado a ver, a sentir e a fazer.

O local escolhido para albergar o projeto é a “Casa Preta”, contígua ao edifício do Centro de Artes de Sines.

O espaço a criar funcionará como um “mini-planetário”, com conteúdos dedicados à preservação das artes e ofícios tradicionais, representativos da identidade cultural do território, da gastronomia ao artesanato, passando pela pesca e pela agricultura.

O projeto é coordenado pelo Serviço Educativo e Cultural do Centro de Artes de Sines, com o apoio do serviço de Comunicação e Imagem do município.

As temáticas a abordar no espaço irão variando ao longo do ano, permitindo que se adeqúem, quer aos conteúdos escolares, quer às datas de festividades e efemérides. A renovação dos conteúdos irá respeitar a sazonalidade das tradições e a natureza e os seus ciclos (estações do ano, ciclos de plantação, captura e extração, etc.).

É a quarta vez que projetos do Município de Sines são apoiados pelo programa Tradições da EDP. Edições anteriores apoiaram os projetos dedicados às Memórias da Praia de São Torpes (Museu de Sines), Comissões de Moradores do Concelho de Sines (Arquivo Municipal) e Dizeres (Arquivo Municipal).

Logos EDP e Casa da Memória