Passar para o Conteúdo Principal

Dia da Mulher, todos os dias - Mensagem do Presidente

08 de Março de 2021

Neste dia 8 de março quero prestar uma homenagem a todas as mulheres, especialmente às mulheres de Sines. Não apenas por este ser um dia especial, mas porque apesar dos muitos ganhos que conseguimos na igualdade de género sobra-nos ainda um enorme percurso pela frente. Um percurso que temos de enfrentar com coragem e em conjunto, mulheres e homens.

Os motivos que levaram à instituição do Dia Internacional da Mulher podem parecer muito longínquos e, felizmente desde o ano em que a efeméride é assinalada (1909), muito se evoluiu. Mas muito existe ainda por fazer no domínio da igualdade de género.

O movimento das sufragistas, que remontará à França do século XVIII, procurou afirmar o direito do voto feminino. Uma questão de direito, que hoje temos como universalmente aceite. Essa batalha reclamava, afinal, algo tão simples como a vontade das mulheres terem voz na decisão política, na construção social, no domínio das suas próprias vidas, do seu pensamento. Essa reafirmação é hoje absolutamente atual. Precisamos todos, homens e mulheres, reafirmar a nossa vontade de participação cívica, de tomada de posição na nossa organização social, de exercício dos direitos e dos deveres que a Constituição nos atribui. Em conjunto. Mulheres e Homens em cooperação.

Vão surgindo, também, estudos que apontam para o facto de serem as mulheres as mais prejudicadas nesta fase de confinamento, vincando uma cultura desigual, em que é atribuída às mulheres a maioria das responsabilidades domésticas e de gestão da vida familiar.

Nos tempos em que vivemos é inadmissível que continuemos a ter desigualdades desta dimensão e baseadas no género. A solução passa por um maior envolvimento das mulheres em todas as áreas de decisão, impedindo também que para com elas seja adotado uma atitude de condescendência.

A Democracia serve para isso mesmo. Para que a sociedade seja mais igual, equitativa, garantindo igualdade de oportunidade a todos, sem discriminações de qualquer natureza.

Hoje, cumprindo a tradição, teríamos um evento do Dia da Mulher e muitas amigas voltariam a reencontrar-se. Seria um dia festivo. Contudo, o atual contexto em que nos encontramos, não o permite, mas convida-nos a uma nova reflexão sobre as novas causas da igualdade de género que teremos de combater. Um combate de todos os que acreditam numa sociedade mais justa.

Feliz Dia da Mulher.

Feliz Dia da Mulher, todos os dias. Porque a igualdade de género não pode ficar reservada a um quadradinho no calendário.

O Presidente da Câmara Municipal de Sines
Nuno Mascarenhas