Passar para o Conteúdo Principal

Viaje pelo centro histórico através da toponímia

980rgc 1 980 2500
15 de Fevereiro de 2021

Num contexto de pandemia, em que as atividades presenciais com o público escolar e o público em geral estão limitadas, a Câmara Municipal de Sines criou o programa “Por Portas e Travessas - Percursos pelo Centro Histórico”, um estímulo à autonomia dos cidadãos e dos alunos, fomentando o trabalho individual e a reflexão.

Este programa, uma colaboração entre o Arquivo Municipal e o Serviço Educativo do Centro de Artes de Sines, é constituído por tutoriais sobre a toponímia de Sines associados a temáticas específicas. 

Os cadernos elaborados pelo Arquivo contêm informações sobre as ruas do ponto de vista histórico.

Seguem-se propostas de atividades a desenvolver autonomamente em casa ou na sala de aula, com o apoio do Serviço Educativo e Cultural.

No primeiro caderno do programa, disponível no fundo desta página, propõe-se um tutorial sobre a Rua Gago Coutinho, onde, até à década de 80 do século XX se celebrava o Carnaval, e a Avenida General Humberto Delgado, onde ainda hoje se desenrolam as festividades do Carnaval.

Novos cadernos serão disponibilizados ao longo do ano.

Documentos
Por Portas e Travessas - Caderno 1
Contributos da comunidade

No primeiro caderno descobrimos os locais do Carnaval. O munícipe José Carlos Vilhena enviou-nos uma imagem do Carnaval de 1984.

Foto enviada pelo munícipe José Carlos Vilhena

Carnaval de 1984, junto ao Castelo. Fotografia de José Carlos Vilhena.

Ainda vai a tempo de enviar a sua lembrança por e-mail (arquivo@mun-sines.pt). Após a pandemia teremos todo o gosto em receber os munícipes interessados no Arquivo Municipal para proceder à digitalização que garante um procedimento de qualidade e com luz fria, e para que nos conte um pouco mais sobre a imagem.