Passar para o Conteúdo Principal

Município oferece jogos cognitivos a IPSS's

15 de Dezembro de 2020

A Câmara Municipal de Sines ofereceu, no dia 14 de dezembro, três jogos cognitivos às IPSS's do concelho com respostas sociais de centro de dia e estrutura residencial de idosos: A Gralha - Associação para o Desenvolvimento de Porto Covo, Associação de Moradores da Sonega e Santa Casa da Misericórdia de Sines.

Os jogos têm como principal objetivo estimular a atenção, a memória, a linguagem, as funções executivas e as capacidades percetivomotoras da população idosa, sendo validados por diversas entidades, entre as quais a Associação Alzheimer Portugal.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Sines, Fernando Ramos, responsável pela área da Intervenção Social, justifica a oferta com os desafios trazidos pela pandemia.

"A pandemia diminuiu os contactos sociais, alterou as rotinas e levou ao isolamento, sobretudo da população sénior. Tudo isto afeta o seu bem-estar psicológico. Com estes jogos, oferecidos num ano em que não pudemos realizar o habitual convívio de Natal, damos um contributo para os idosos se mantenham mentalmente ativos", afirma.

Foram igualmente adquiridos jogos cognitivos para utilização pelos utentes dos espaços seniores municipais, logo que existam condições para que a sua atividade possa ser retomada.

Entrega de jogos cognitivos

Entrega de jogos cognitivos